A filosofia de Black Alien

Henrique Tempone
2 min readDec 5, 2023

--

Texto escrito em 2021

Sem mais delongas, vim aqui expor minha opinião sobre um álbum que, ao ouvi-lo pela primeira vez, fiquei arrepiado com tamanha genialidade colocada numa obra musical. Ainda hoje, ao ouvir o disco, me pego maravilhado e sempre aprendo alguma coisa nova ouvindo as mesmas músicas.

Essa foto acima, mostra de quem eu tô falando, ele mesmo, o consagrado Black Alien ou Gustavo (seu nome verdadeiro), artista que , no passado, teve muitos problemas com drogas , e, em decorrência disso, ficou mais de 10 anos sem soltar nenhum trabalho artístico.

Com o lançamento da obra “Abaixo de Zero: Hello Hell” é impressionante observar como ela foi escrita, é tão impactante, que em quase todas as músicas do álbum alguma frase de impacto fica em nossa memória. Além disso, são tantas referências extraordinárias que Black usa, como o livro “O médico e o Monstro”, o filme “Matrix” e tantas outras.

Entretanto, o que é mais marcante nesse álbum é a constante batalha do próprio rapper consigo mesmo. Cita, inclusive desafios que teve no seu passado, como na segunda faixa do álbum “Carta para Amy” em que diz “Tenho não só que lidar com a vida, lido com ela sem pó e sem dó irmão”, ou na extraordinária faixa “Aniversário da Sobriedade”, que fica evidente os conflitos internos do cantor para ser uma pessoa melhor e conseguir sair do vício. Além da música mais marcante do álbum ,na minha opinião, “Que nem o meu Cachorro” o trecho- “ Se você vem baseado no passado, só há um resultado e “cê” vai se fud**, porque eu sou o agora”.

O álbum “Abaixo de zero: hello hell” representa as dificuldades que a vida nos impõe no caminho, nossos “infernos” que seriam momentos de caos e tristeza, mas também evidencia as nossas redenções e vitórias. Esse disco cravou o retorno de Black Alien, e como ele mesmo fala na música “Área 51”: Esse é o retorno do cretino. Minha dica é: ouça esse álbum que de cretino nada tem.

--

--