PROJETO? O QUE É ISSO?

Teresa S Veiga
Aug 22, 2017 · 3 min read

Tenho falado tanto em planejar para ter um projeto bom e assim construir o que se tanto sonhou.

Mas afinal, que diabo é projeto?

Ahhhh, é aquele desenho em 3D que parece real…

Não, isso é consequência do projeto, o que chamamos de maquete eletrônica.

“O projeto é o rascunho do futuro.”…………….Jules Renard

Vamos lá, vamos entender quais as etapas de projeto de forma bem genérica:

1. Medição do local: não dá para fazer nada sem medir o local, o tamanho da janela, da porta, da altura, se tem um “ quebradinho” no canto, ou seja, uma saliência que pode ser um pilar (coluna) ou mesmo um enchimento para esconder um cano. Quais os revestimentos, onde está o quadro de energia e se ele tem capacidade para receber a carga que se pretende…..enfim, todo e qualquer detalhe que possa interferir naquilo que se pretende.

2. Estudo: Como o próprio nome diz, é o estudo do que pode ser feito a partir daquelas necessidades que foram definidas pelo cliente e também seus desejos (lembrem, necessidade é diferente de desejo). É neste momento que a tal maquete eletrônica é interessante. Para auxiliar você a entender melhor o que está sendo proposto.

3. Projeto executivo: é o conjunto de desenhos técnicos que serão desenvolvidos depois que o cliente aprovar o estudo. Sim, só depois que ele disser: “ Sim, é isso!!” e assinar o estudo.
Estes desenhos em geral são plantas mostrando alvenarias a serem demolidas, ou construídas, planta de forro, piso, detalhes de janelas e portas, ou de áreas frias, até mesmo de mobiliário entre outros.

4. Memorial e planilha:

* Memorial descritivo é um conjunto de informações que definem tudo o que será utilizado, marcas, fornecedores, cores, etc.

*Planilha é o quantitativo do material da obra para que sirva de controle e facilite não só a compra como a contratação de serviços e da própria obra. Eu costumo colocar preço nessa planilha, um preço médio de mercado para que o cliente saiba o que vai enfrentar e não tome um susto quando for contratar a execução da obra….e até para que não pare no meio por falta de dinheiro.

Lá vem ela de novo falar de planejamento. Pois é!

Ter um projeto bem feito significa saber o quanto vai gastar, quais são os itens a serem bem negociados, quando devem ser comprados para não faltar na obra e atrasá-la.

Nem sempre um projeto completo é necessário.

Pode ser que você só queira umas dicas de como reorganizar seu ambiente. Talvez apenas com uma consultoria você consiga resolver, ou seja, o arquiteto vai até o local e com algumas “ dicas” pode te ajudar e muito.

Mas lembre-se do que foi dito num dos textos anteriores, todo trabalho, qualquer que seja, deve ser pago….não é porque você pediu uma “ dica” que não deve pagar por ela.

Seja num projeto ou numa consultoria, há o deslocamento, o tempo para dar atenção a você, entender suas necessidades e angústias e o processo criativo, ou seja, parar, analisar e ver qual a melhor solução.

Ufa, texto longo este hein? Um pouco técnico, eu sei. Mas às vezes é bom fazer uma parada estratégica para esclarecer melhor as coisas.

E a conversa não acaba por aqui…temos ainda muita figurinha para trocar!


Só para lembrar

……se gostou curta e compartilhe.


Eu sou Teresa S Veiga…Arquiteta, tenho meus pés no chão com a Acta Arquitetura…e minhas asas no design de jóias, já o coração, vive nos dois!

Quer conhecer mais? http://www.acta.arq.br

)

Teresa S Veiga

Written by

Arquiteta e designer de jóias. Escreve sobre arquitetura de maneira informal ( http://acta.arq.br/).

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade