A importância das Políticas Públicas para juventude foi tema de Audiência Pública na Câmara de Maceió

Desenvolver e firmar políticas públicas mais enfáticas, com ações conjuntas entre o poder público e a sociedade em geral. Assim finalizou-se a Audiência Pública para a Juventude, presidida pela Vereadora Tereza Nelma (PSDB) — em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Semelj), ocorrida nessa segunda-feira, 14, na Câmara Municipal de Maceió.

Dentre os presentes e convidados para compor a mesa, além da vereadora Tereza Nelma e da secretária adjunta da juventude, Olívia Tenório, estiveram o vereador Zé Marcio Filho, a prefeita do município de Chã Preta, Rita Tenório, o deputado estadual Francisco Tenório, a representante do prefeito Rui Palmeira, Juliana Vergetti, a representante da Secretaria Nacional da Juventude, Juliana Ivo, dentre outras autoridades.

A audiência, que abriu as comemorações da Semana da Juventude de Maceió, teve início com a fala da vereadora Tereza Nelma, que apresentou um apanhado geral sobre a atual situação dos jovens no Brasil e em Alagoas. Dados informam que, de todos os jovens que morrem hoje no nosso país, com idade entre 15 e 29 anos, quase a metade deles são por assassinato. Em números mais exatos, apenas em 2015, nosso país teve cerca de 31 mil jovens com seus sonhos interrompidos.

Segundo Tereza Nelma, momentos como esse são muito importantes para que, juntos, poder público e sociedade possam traçar diretrizes que auxiliem na caminhada de promover um mundo melhor para os jovens e minimizar os tristes dados que compõem essa realidade.

“Quando analisamos dados de Alagoas vemos que os números são péssimos: ainda somos o segundo estado com maior número de homicídios, perdendo apenas para Sergipe. E quando tratamos dos nossos jovens, os números são ainda piores. Pasmem, mas Alagoas é o estado brasileiro onde mais se matou jovens em 2015. Para cada 100 mil jovens do sexo masculino, 233 foram assassinados. Lembro, estamos falando apenas de jovens entre 15 e 29 anos.”, explicou a vereadora.

A secretária da Juventude, Olívia Tenório, explanou de que forma a secretaria será benéfica em agilizar na articulação para que as políticas tornem-se realidade de forma mais concreta e ágil. “Nós estamos dispostos e trabalhando para que o caminho até esses jovens não tenha mais índices tão tristes. A secretaria da juventude está empenhada em enfatizar, da forma mais breve possível, essas ações e aproximar o poder público desses jovens, com a finalidade de reverter esse quadro, já que somos um forte elo de ligação em que eles poderão buscar apoio para ter uma qualidade de vida melhor, com mais educação, qualificação e a defesa de seus direitos concedidos.”, afirmou Olívia Tenório.

Ao fim da audiência, que contou com a apresentação do grupo musical Juntos Somos Mais — da Escola Estadual Dom Helder Câmara, firmou-se o comprometimento de todos os presentes na agilidade de traçar ações mais enfáticas que tratarão de guiar esses jovens para retirá-los da alta vulnerabilidade social, agravada pelas deficiências na educação básica, com maiores oportunidades de desenvolvimento.

Exemplo de superação

Denilson de Amorim, hoje com 19 anos, já enfrentou muitas dificuldades em sua vida, principalmente em ter que conviver em uma sociedade que não lhe dava uma oportunidade de trabalho, por conta de sua deficiência intelectual, mesmo que de grau leve. Porém, superando todas as probabilidades e indo na contramão dos tristes índices sociais, depois de bater em muitas portas, Denilson conseguiu realizar seu sonho e hoje está inserido no mercado de trabalho como aprendiz em uma loja de materiais de construção e artigos em geral da capital, graças a capacitação recebida no curso de varejo, promovido pelo Programa Aprendiz Pestalozzi.

Em seu trabalho o jovem tem a oportunidade de realizar atividades práticas e, com sua experiência, encoraja outros jovens para que não se deixem abater pelas dificuldades. “Hoje eu sou muito feliz de poder ter um emprego e ajudar minha família. Não foi fácil, mas antes de conseguir esse emprego eu tinha o sonho de trabalhar e hoje isso é possível graças a Pestalozzi e a todos que me ajudam a não desistir. Eu quero dizer a todos os jovens que tem algum tipo de deficiência, como eu, que não desistam. Todos nós somos capazes. É uma pena que algumas pessoas ainda não vejam isso.”, disse Denilson emocionado, na companhia da Coordenadora Administrativa da Pestalozzi, Rubiane Souza, e da Assistente Social Alexandra Ramos.

Homenagens

Na oportunidade, a Vereadora também agraciou quatro cidadãos alagoanos que foram destaque com ações significativas voltadas para o desenvolvimento de Maceió. Na Comenda Maria dos Carmo Santos Araújo — conferida àqueles que, por meio de seus trabalhos, dedicação e por méritos extraordinários, sejam exemplos de liderança no município de Maceió, foram agraciados Thiago da Silva, idealizador do projeto Mochileiro pela Educação, e Carlos Jorge da Silva Santos, embaixador e coordenador do projeto social Manda Ver, fundado em 2015, no Vergel do Lago.

Já a comenda Professor Pedro Teixeira — que é conferida aos profissionais, entidades e instituições que tenham se destacado na área cultural, foi agraciada a José Nilton Rodrigues Silva, defensor da cultura popular e grande incentivador do coco de roda, e José Carlos Santos da Silva (Zé do Boi), folclorista e disseminador do bumba meu boi em todo o Brasil.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.