Casa Rosa é destaque na atenção à saúde da mulher em Maceió

No Dia Nacional da Saúde, comemorado nesse sábado (05), a Casa Rosa comemora o sucesso de atendimentos gratuitos na prevenção e apoio às mulheres com câncer em Maceió. A instituição, que é filantrópica e sobrevive por meio de doações, promove e auxilia ações educativas, voltadas principalmente para a saúde feminina, auxiliando no diagnóstico precoce de algumas doenças e facilitando o acesso ao tratamento necessário para cada um dos casos.

A casa, compromisso de campanha da vereadora Tereza Nelma, atendeu cerca de 2.850 mulheres, que assistiram a palestras educativas sobre a importância da prevenção ao câncer de mama, só no ano de 2016. Dessas, 550 realizaram mamografias, 287 ultrassons de mama e 1.265 citologias, que são os principais exames preventivos para detectar a doença rapidamente, aumentando assim a chance de sucesso no tratamento. Só esse ano, em 2017, já foram somados quase 600 atendimentos, fora as mulheres que assistiram as palestras de conscientização e prevenção. Após o diagnóstico, essas mulheres começam a receber assistência médica com ginecologista, mastologista, fisioterapeuta e psicólogos, além do apoio psicológico também oferecido por meio de atividades internas e oficinas, que acabam tornando-se uma terapia diária.

Segundo a Vereadora Tereza Nelma, o objetivo é acolher esses pacientes, ajudando-os a conviver melhor com a doença diante dos seus sentimentos de insegurança. “Todo o processo da doença é muito difícil. Digo por experiência própria. Por isso afirmo que toda e qualquer ajuda oferecida a essas mulheres é mais que necessária diante de todas as dificuldades enfrentadas nesse período de reabilitação. O aumento da auto-estima, inclusive, é um dos fatores mais relevantes, já que muitas mulheres perdem os cabelos, ficam com feições debilitadas, emagrecem muito. Enfim, sabemos que a condição emocional é fator importante no tratamento.”, disse a Vereadora.

A ideia é garantir um espaço aconchegante, onde as mulheres sintam-se confiantes para seguir em frente e não tenham receio de compartilhar suas experiências e, porque não, se divertir um pouco. Além das palestras e oficinas, o espaço também oferece um brechó com roupas, calçados e acessórios com preços populares — a partir de R$ 2,00, todas em ótimo estado de uso e que possuem seu valor de venda revertidos para que o funcionamento seja contínuo.

A coordenadora da Casa Rosa, Myrtha Melo, reconhece que é um trabalho minucioso, porém gratificante. “Quase todas são mulheres humildes, que trazem nas mãos um triste diagnóstico de câncer e muitas vezes não sabem a quem recorrer. Aqui nós oferecemos alguns apoios médicos mas, quando necessário, também as encaminhamos para outros lugares. Claro que cada caso é um caso, mas nós fazemos todos os dias tudo que está ao nosso alcance para que essas mulheres sintam-se melhor nesse momento complicado.”, afirmou a coordenadora.

Serviço:

Casa Rosa

Endereço: Rua João Camerino, 313 — Jaraguá. Maceió-AL.

Maiores informações: (82) 98748–7609

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Tereza Nelma’s story.