Mutirão Expresso Nana reavaliará crianças que tiveram casos de Síndrome Congênita do Zika inicialmente descartados

Tereza Nelma
Aug 22, 2017 · 3 min read

Com o propósito de reavaliar casos inicialmente descartados da Síndrome Congênita do Zika em Maceió- conhecida popularmente apenas como Zika, a Vereadora Tereza Nelma (PSDB), em parceria com o Grupo de Trabalho Nana — que reúne representantes do Legislativo Municipal e Estadual, da Saúde, a União dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), o Conselho Municipal da Educação de Maceió e o Hospital Hélvio Auto, realizam no próximo sábado (26) o Expresso Nana, a partir das 8h.

O propósito desse mutirão é realizar novas avaliações clínicas e laboratoriais em crianças que, inicialmente, tiveram o diagnóstico atestados como negativo para Síndrome. A grande questão é que, a princípio- durante o grande surto em 2015, essa avaliação era realizada apenas pela medição da circunferência do crânio dos bebês. Hoje já se sabe que existem outros fatores que devem ser levados em conta, pois alguns dos sintomas não são perceptíveis nos primeiros dias de vida.

Cinquenta e seis crianças serão atendidas por uma equipe multidisciplinar em três pontos no Trapiche da Barra: Uncisal, Hospital Hélvio Auto e auditório do Cesmac. O propósito é desenvolver um laudo baseados nessas novas especificações, já que alguns bebês infectados pelo vírus nascem saudáveis externamente, mas possuem malformações cerebrais e desenvolvem, posteriormente, outros sintomas como visão monocular e deficiência auditiva.

A proposta do mutirão é que todos os casos da doença em Maceió, que foram descartados entre 2015 e 2017, sejam reavaliados e, caso seja confirmada a síndrome, que sejam notificados e essas famílias passem a ser assistidas pelo poder público.

“Como houve essa evolução no protocolo de identificação, essas famílias precisam ter suas crianças reavaliadas. Ainda estamos em processo de busca de algumas dessas famílias, porque os registros de atendimento dessas crianças estão incompletos ou com informações incorretas, o que dificulta um pouco o processo de localização. Mas claro, não iremos desistir. Essas crianças precisam ter assistência e acesso e um acompanhamento de qualidade.”, afirmou a vereadora.

Representante da Câmara de Maceió

Em reconhecimento ao esforço e engajamento na defesa dos direitos humanos, especialmente das pessoas com deficiência, o presidente da Câmara de Municipal de Maceió, Kelmann Vieira de Oliveira, designou em Diário Oficial, em Julho desse ano, a vereadora Tereza Nelma como representante oficial do Poder Legislativo Municipal nas atividades desenvolvidas para combater a zika em Maceió. O objetivo é, não só intensificar a assistência aos bebês já afetados pela síndrome congênita do Zika, mas também buscar novos casos por meio do acompanhamento de mulheres grávidas em pré-natal.

Dados coletados revelaram que a maioria das mulheres da epidemia de zika em Alagoas são o retrato da desigualdade social brasileira: jovens, negras ou indígenas, pouco escolarizadas, desempregadas, na qual três em cada quatro delas vivenciou a primeira gravidez ainda na adolescência. Além disso, quase todas são totalmente dependentes da saúde pública, assistência social e educação para cuidar de si e de seus filhos afetados pela síndrome.

)
    Tereza Nelma

    Written by

    Sua trajetória política está ligada à defesa dos direitos humanos e inclusão social. Deputada Federal por Alagoas

    Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
    Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
    Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade