Terracap: 43 anos exercendo o papel de agência de desenvolvimento

Em 1973, a Companhia Imobiliária de Brasília surgiu com a responsabilidade em administrar o patrimônio imobiliário do Distrito Federal. Ao longo dos anos, a importância da empresa para o crescimento econômico da capital só cresceu. E no ano em que comemora 43 anos, os resultados obtidos pela Terracap consolida, na prática, o seu papel como agência de desenvolvimento. Neste boletim em comemoração a mais um ano de vida, destacamos diversos avanços promovidos pela atuação da empresa, que contou com a participação decisiva dos empregados. Parabéns a todos que fazem parte dessa história.

DIGAP >> A Diretoria de Gestão Administrativa e de Pessoas recebeu a missão de estruturar o novo Programa de Desligamento Incentivado (PDI). Com o objetivo de garantir uma aposentadoria justa aos empregados da empresa e reduzir o gasto anual com a folha de pagamentos, o novo PDI aumentou a quantidade de remuneração da indenização e ampliou para 5 anos o prazo para a cobertura do plano de saúde, que vai beneficiar o empregado e mais um dependente. A iniciativa faz parte do esforço da atual Diretoria em aprimorar a política de governança da empresa. Os interessados têm até 2 de setembro para manifestar o interesse em aderir. Paralelamente, o edital do próximo concurso público para a renovação da força de trabalho já está sendo elaborado.

DITEC >> As obras que promovem qualidade de vida aos brasilienses e a regularização fundiária estão entre as principais ações da Diretoria Técnica. Só no ano passado, a Terracap aprovou no Conplan 28 mil lotes para regularização. E, em 2016, o trabalho continua. Este ano, a Terracap poderá registrar e vender os lotes da Etapa II do Jardim Botânico. Além disso, regularizou 7 mil lotes em São Sebastião, cujas escrituras já começaram a ser entregues. A compensação ambiental também continua a todo vapor. Já foram plantadas 500 mil mudas na RFFESA, recuperando uma área totalmente degradada, e mais 40 mil serão plantadas no Parque Vivencial do Varjão. Dentre as principais obras, destacam-se o paisagismo e urbanismo da Etapa III do Jardim Botânico e cinco viadutos na BR 020, entre os balões do Torto e do Colorado.

DIRUR >> A DIRUR contribui de forma efetiva para encontrar soluções a fim de avançar com a regularização dos imóveis rurais do DF. Participou do Grupo de Trabalho que propôs melhorias na Política de Regularização, com a elaboração de um Projeto de Lei. Além disso, propôs um modelo de negócio, em parceria com o BRB, para permitir o financiamento de investimentos fixos e de custeio de atividades agropecuárias, usando como garantia os próprios contratos de Concessão de Uso Oneroso. A Diretoria também dá seguimento à regularização por meio do Contrato de Concessão de Uso Oneroso (CDU) ou Escritura de Concessão de Direito Real de Uso (CDRU). Já foram entregues 12 escrituras de CDRUs, o que representou um grande avanço para a regularização de imóveis rurais. A Diretoria ainda trabalha para assinar cerca de 140 escrituras.

DIFIN >> A Terracap modificou a forma de renegociar as dívidas. Agora as negociações de débitos vencidos, das contas próximas do vencimento e em fase de cobrança administrativa ou judicial serão otimizadas. Para tornar as condições mais favoráveis para as negociações das dívidas foram alterados o percentual de entrada das negociações, o tempo para a realização dos acordos, a diminuição da burocracia e a melhora nos prazos. A entrada, por exemplo, que antes era de 15%, agora será de 5%. O prazo de parcelamento também foi ampliado, passou a ser de até 60 meses. Com as mudanças, a empresa oferece um cenário mais favorável para os clientes e espera uma redução significativa nos débitos.

DEHAB >> Iniciada a regularização dos terrenos ocupados por entidades religiosas e de assistência social com a venda dos 50 primeiros terrenos, iniciativa que aportará receita de 25,5 milhões à Terracap. A regularização de imóveis ainda ocupados por entidades religiosas e assistência social, embora já expirados os contratos de concessão de uso, assim como o minucioso estudo dos terrenos destinados a clubes e ocupados, visando sua possível comercialização, complementam o esforço da Dehab.

DIPRE >> A Terracap também atua para fomentar novos negócios no Distrito Federal. Dentre as principais conquistas está a Proposta de Manifestação de Interesse para firmar uma parceria com a iniciativa privada, com o objetivo de aprimorar a gestão do Complexo Esportivo de Brasília, o ArenaPlex. O processo está na fase da elaboração dos projetos executivos, que vão propor um novo modelo de negócio para os empreendimentos. A Diretoria de Novos Negócios também volta a sua atenção para o Parque Tecnológico. Será criado o BioTic, com o objetivo de oferecer um sistema de cooperação e geração de negócios entre empresas, universidades e centros de pesquisa.

DICOM >> A Diretoria Comercial desenvolve um programa de renegociação de imóveis, que pretende diminuir a inadimplência da Terracap e, ainda, oferece uma oportunidade aos clientes que querem regularizar a sua situação financeira junto à empresa. Com o programa, abre-se a possibilidade para negociar a devolução do imóvel, por meio de uma licitação. Poderão participar os clientes com o contrato assinado até 31/12/2014, e o imóvel precisa estar na mesma condição em que foi comprado. A partir dessa iniciativa, espera-se recuperar uma parte significativa do patrimônio da empresa e solucionar o problema de vários clientes.

Terracap Cidadã >> O Terracap Cidadã, iniciado em 2013 com o objetivo de ampliar ainda mais a atuação social da empresa, vem fazendo a diferença na vida de várias pessoas. Ao longo desse período, já foram doados cerca de 1.500 livros à Biblioteca Nacional de Brasília, plantio de mudas em áreas recuperadas pela empresa, além de diversas doações a entidades sociais. Tudo isso, com a participação dos empregados. E no ano em que a Terracap completa 43 anos, o projeto foi ampliado, ao promover, junto aos alunos das escolas públicas do Distrito Federal, a visita a dois importantes monumentos da Terracap, a Torre de TV Digital e o Estádio Nacional de Brasília. A ações são exemplos de que cada um de nós pode fazer a diferença.

Para saber mais, siga nosso Facebook (www.facebook.com/terracap360), Instagram (www.instagram.com/terracap360), Twitter (www.twitter.com/terracap360) e Medium (www.medium.com/@terracap360).