Monopólio é Golpe! Sem Democratização da Comunicação não pode haver Democracia

terral
3 min readMay 6, 2016

--

por Terral Coletivo de Comunicação Popular

A mídia privada brasileira tem sido uma das articuladoras do GOLPE contra a nossa democracia. No Brasil, apenas seis famílias chefiadas por homens brancos controlam 80% da mídia e escolhem diariamente as informações que recebemos. Denunciamos o GOLPE midiático está em curso. As iniciativas contrárias ao impeachment, como o acampamento popular pela democracia, são invisibilizados. A mídia no Brasil é tratada como atividade privada com finalidade comercial, em que qualquer interesse público é negado. Vale a lei do mais forte, de quem tem mais dinheiro e mais canais de TV. Mas isso não pode continuar acontecendo, a comunicação é um direito e não pode ser tratada como um produto comercial! O monopólio dos meios de comunicação é GOLPE!

A maioria da população brasileira ainda se informa por rádio e televisão. Rádios e televisões controlados por um monopólio das comunicações no Brasil. Empresas de mídia têm donos com interesses próprios. Não queremos concentração da mídia. Queremos uma mídia que represente a nossa diversidade! Mas muitas emissoras de rádio e TV no país estão nas mãos de políticos com mandato eleitoral, uma prática que é inconstitucional e que permite o controle da nossa informação pelos políticos golpistas. Por isso, precisamos de uma nova lei de mídia que seja democrática, que possibilite o direito de se comunicar a todos e todas.

O monopólio dos meios de comunicação é GOLPE!

O domínio da mídia por uma única empresa como a Rede Globo é uma cicatriz na nossa democracia. A Globo é acusada de sonegar 600 milhões de reais em impostos só com a transmissão da Copa do Mundo de 2002. A Globo apoiou a Ditadura Militar que matou e torturou milhares de pessoas. A MÍDIA GOLPISTA não nos informa sobre isso! Em Pernambuco, o monopólio dos meios de comunicação por empresas também é realidade. O Sistema Jornal do Commercio de Comunicação não nos representa. Os Diarios Associados/Diario de Pernambuco não nos representa, a Folha de Pernambuco não nos representa! Jornais que vem com ordens do que falar e o que não falar não fazem a comunicação que merecemos e precisamos!

A mesma mídia que acusa e condena a presidenta sem provas é a que passa a mão na cabeça de político investigado, como Eduardo Cunha, e dá voz a torturadores torturados e assassinos. O monopólio dos meios de comunicação é golpe! Essa mídia que inflama a população contra a democracia é a mesma mídia que vai cair através da voz do povo, nossa voz!

Nós, movimentos sociais do campo e da cidade pela democracia, denunciamos que nosso direito à comunicação está sendo proibido. Somos censurados todos os dias! Denunciamos que estamos vivendo um GOLPE no nosso país em que grande parte da mídia brasileira é conivente e articuladora! A mídia internacional também diz que existe um GOLPE em curso no Brasil, mas os golpistas querem nos calar.

Mas nunca estivemos calados, nunca estivemos caladas e não é agora que vão nos silenciar!

Nós estamos em luta! Estamos na luta por uma mídia democrática que nos represente, que seja diversa. E estamos construindo nossas formas de comunicação de forma articulada, estamos nas ruas, estamos com nossas batucadas, estamos em marcha, estamos construindo o Brasil de Fato Pernambuco! Estamos incentivando outras formas e instrumentos da comunicação popular, da comunicação do povo! Somos negras, somos nordestinas, somos lésbicas e somos mulheres e trans. Somos pescadoras, quilombolas, indígenas e somos da terra. Somos da luta, mas também do lar, não somos recatadas, e nossa bandeira é a liberdade. Somos muitas, e a mídia heternormativa, branca, machista e cisgênero não nos representa! A cada dia gritaremos mais alto e em maior número! Sem mídia democrática, não pode haver democracia!

MONOPÓLIO É GOLPE! MONOPÓLIO É GOLPE!

Texto produzido para Dia Nacional de Luta Contra o Golpismo Midiático, 05 de maio de 2016.

--

--