Por que parou? 7 Games Cancelados que Seriam Incríveis!

Guilherme Teruya
6 min readDec 21, 2021

Às vezes a gente marca um rolê e chove. Estamos dirigindo tranquilamente e o trânsito para. Agendamos uma consulta médica e descobrimos em cima da hora que quem vai atender é o substituto. Planos nem sempre dão certo, né? E não seria diferente com os games.

Hello darkness my old friend…

Por várias razões, aquele jogo pelo qual ansiávamos mais do que a invasão alienígena na Terra acaba sendo cancelado. Bate aquela tristeza, aquela frustração… mas vida que segue né? Segura o choro porque aqui vamos relembrar 7 jogos que poderiam ter sido maravilhosos mas nunca foram lançados.

1. Castlevania: Ressurection — Cancelado em 2000

Sonia Belmont seria a protagonista do jogo.

Castlevania se tornou uma das franquias mais famosas dos games, com jogos lançados em basicamente todas as gerações de consoles. Não seria diferente com o lançamento do Dreamcast em 1999 — a Konami estava pronta para levar o clã Belmont ao console da Sega mas, infelizmente, isso nunca aconteceu. Conflitos entre a divisão americana e japonesa da empresa e o declínio prematuro do Dreamcast acabaram fazendo com que o projeto fosse engavetado. Os protagonistas da trama seriam Sonia Belmont, de Castlevania: Legends, e o personagem novo Victor Belmont. Em Abril de 2021, uma demo do jogo finalmente apareceu e foi disponibilizado para download.

2. Silent Hills — Cancelado em 2015

Até hoje, PT é considerado uma obra-prima do terror (mesmo não sendo um jogo completo).

Um dos cancelamentos mais dolorosos foi o de Silent Hills — novo título da famosa franquia de terror da Konami. Hideo Kojima e Guillermo Del Toro juntaram forças com Norman Reedus para esse que prometia ser um dos games mais assustadores de todos os tempos. O anúncio veio de forma inesperada com o aparecimento de “PT” na loja da PSN em 2014: um teaser jogável de um estúdio desconhecido e sem maiores detalhes. Isto é, até a pessoa completar a demo e ser surpreendida não só pelo nome do trio gigante mas também pelo título “Silent Hills” que aparecia na tela enquanto a música tema do primeiro jogo tocava ao fundo. O desentendimento entre Kojima e a Konami acabou culminando no cancelamento do projeto. Del Toro e Reedus, no entanto, continuaram trabalhando com Kojima, em sua nova produtora, no incrível Death Stranding. O impacto do PT foi tão grande, entretanto, que até hoje jogos de terror, tanto AAA quanto indies, se inspiram em sua atmosfera e gameplay.

3. Tekken X Street Fighter — Cancelado em 2016

Apesar de o jogo desenvolvido pela Capcom ter sido lançado, a versão da Namco não viu a luz do dia.

A parceria entre a Namco e a Capcom começou com Namco x Capcom, um RPG tático para PS2 lançado no Japão em 2005 e desenvolvido pela Monolith Studios, da série Xenosaga. Em 2010, dois games de luta foram anunciados na Gamescom, um desenvolvido pela Capcom com a mecânica de Street Fighter e outro desenvolvido pela Namco com o gameplay de Tekken. A versão da Capcom, intitulada Street Fighter x Tekken, foi lançada em 2012 e recebeu boas críticas mas os fãs não perdoaram o fato de todo o DLC já estar presente no disco, sendo liberado apenas mediante o pagamento. Já a versão da Namco, Tekken x Street Fighter, teve um desenvolvimento lento e poucas updates por parte da empresa durante anos. Em 2016, Katsuhiro Harada, produtor da Namco e diretor da série Tekken, confirmou que haviam pausado o trabalho no jogo. Alguns anos depois, em 2021, Harada declara que “ninguém faz ideia” do futuro deste projeto.

4. Star Wars 1313 — Cancelado em 2013

Será que ainda há chance de jogarmos Star Wars 1313 no futuro?

Star Wars 1313 era um projeto ambicioso da LucasArts. Um jovem Boba Fett exploraria a área subterrânea de Coruscant conhecida como Nível 1313 e o game teria um tom mais maduro e sombrio que os outros produtos da franquia. Anunciado na E3 de 2012 , o jogo chegou a ter gameplay divulgado e demos apresentados mas com a venda da Lucasfilm para os estúdios Disney, o destino do jogo ficou incerto. O time continuou a trabalhar nele até que a casa do Mickey acabou com a LucasArts e demitiu todo o pessoal. Não houve uma declaração sobre o cancelamento de 1313 e o status oficial dele é de “stand by”. Porém, a maioria dos fãs não acredita que o projeto um dia poderá lançado.

5. Scalebound — Cancelado em 2017

O trailer do jogo criou muita hype entre os donos de Xbox.

Scalebound era um jogo de ação com elementos de RPG anunciado em 2014 pela PlatinumGames, com lançamento previsto para 2017, exclusivamente no Xbox One e PCs. O jogador assumiria o papel de Drew, acompanhado de seu dragão Thuban. Thuban seria primariamente controlado via inteligência artificial mas era possível se conectar a um amigo para que ambos pudessem se aventurar juntos pelo mundo de Draconia. Segundo relatos, o game enfrentava dificuldades no desenvolvimento e já sofria com atrasos. O projeto foi considerado ambicioso demais e a Microsoft decidiu puxar a tomada de Scalebound para focar em outros lançamentos. Até hoje, empregados e ex-empregados da PlatinumGames lamentam o fim nada satisfatório do jogo.

6. Earthbound 64 — Cancelado em 2000

Jamais saberemos como seria essa aventura poligonal.

Mother é uma franquia de acesso um pouco mais difícil para quem mora fora do Japão. O primeiro jogo, de 1989, originalmente para NES, só foi lançado no resto do mundo em 2015 numa versão para o Virtual Console do WiiU. Até então, Mother 2 era o único lançado em terras ocidentais — sob o nome de Earthbound — para SNES. Os diferenciais de Mother/Earthbound eram sua estética, temática e cenários mais mundanos do que outros RPGs da época (que tinham contextos mais mergulhados na fantasia do que no mundo real). Em 1996, a Nintendo anunciou que estava trabalhando numa sequência do jogo para o lançamento do 64DD (o periférico do N64 que permitia ao console ler discos magnéticos). Earthbound 64 era todo em 3D e parecia estar quase pronto. Entretanto, segundo Shigeru Miyamoto, a Nintendo estava mais preocupada em investir no GameCube naquela época e o lançamento de Earthbound 64 foi cancelado. Algumas ideias do projeto encontraram seu lugar em 2006, num novo Mother 3, agora novamente em 2D, lançado para GameBoy Advance; até hoje, exclusivamente no Japão. Embora não possamos jogar Earthbound 64, ainda podemos torcer para que Mother 3 chegue ao ocidente ainda nesta vida!

7. LMNO — Cancelado em 2010

O visual “alienígena” de Eve é propositalmente exagerado para enfatizar as emoções da personagem.

Em 2005, a EA anunciou uma parceria com ninguém mais, ninguém menos que Steven Spielberg. Um dos frutos dessa parceria seria LMNO — um jogo que misturava elementos de RPG, ação e adventure. A intenção era criar uma experiência bem emotiva, dando foco à relação entre o jogador e a personagem principal, Eve. Um dos pedidos de Spielberg era que o jogo não tivesse combate com armas, fazendo com que o jogador pudesse escapar de situações arriscadas com puzzles ou, no máximo, com os próprios punhos. Infelizmente, a EA demitiu boa parte do time de LMNO em 2008 e tanto o nome quanto o gênero do game mudaram: agora, seria um jogo puramente de ação chamado The Escape Artist. Mesmo assim, o game foi considerado muito ambicioso e a EA preferiu acabar com o projeto de uma vez. Em 2020, mais detalhes de LMNO (incluindo vídeos inéditos) foram incluídos no documentário do Arkane Studios.

--

--