Livros para entender o Brasil

Nos últimos dias temos vivido situações bem curiosas em relação a política de nosso País, mas nem podemos dizer que é algo novo, pois em 1992 já havíamos passado por isso. O processo de impeachment de um Presidente da República.

Acredito que não detenho todo o conhecimento necessário para dizer se é um procedimento válido ou se beiramos um novo golpe. Nem é minha intenção nesse artigo fazer isso. Não quero defender A ou B, não irei aqui emitir nenhuma opinião particular, mas acho importante entendermos a história de nossa jovem democracia, que talvez tenha nascido de forma equivocada, com os objetivos meio tortos e num claro sinal de que trabalhar para a sociedade nunca foi o forte de nossos representantes eleitos ou impostos.

O diferencial deste novo episódio em relação a 1992 é justamente a internet em ação, as redes sociais e a potencialização de nossa forma de se comunicar. Os estudantes iam as ruas, o povo fazia greves, manifestações (bem parecidas com as que tivemos recentemente), mas caminhávamos juntos, sem classificações de faixa social ou de “coxinhas x mortadelas”. E o como fazemos hoje? Enchemos as redes sociais de comentários defendendo A ou B, terminando amizades, nos cegando para problemas maiores, agradecendo a corruptos, pessoas de baixa índole, que manobram os acontecimentos alegando que estão a “serviço do País”, quando na verdade estão se servindo do nosso País como sempre fizeram.

Entender essa história recente do Brasil é uma tarefa complexa, a escola ensina uma coisa e na vida real vemos que nem tudo é daquela maneira, nem todo “milagre Brasileiro” fez bem ao País. Se para nós é algo difícil, imagina pros outros Países do mundo entender tudo isso.

Então, buscando um melhor entendimento do porque estarmos nessa situação (de novo), fiz uma lista de livros que podem ajudar a entender nossa formação como País, como República e talvez até onde demos errado, para que as novas gerações compreendam melhor e de alguma forma possam mudar esse cenário.

Não há uma sequência cronológica estabelecida para leitura, apenas uma sugestão, porém os livros podem ser lidos em qualquer ordem.


Livro Bônus (Só será lançado no final de Maio de 2016)

Os links para comprar cada livro estão nas capas dos mesmos. E pra deixar bem claro, eu não ganho 1 centavo com esses links ou com a indicação dos livros.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.