Adoniran Barbosa e São Paulo recriados em HQ

[15/08/14]

Os paulistas Roger Cruz, quadrinista mais conhecido pelo trabalho como ilustrador da Marvel e DC Comics, e Davi Calil — cujo recente trabalho “Surubotron” (Dead Hamster/SP, 2013) ganhou destaque ano passado pelo humor alucinado que mistura pornografia e ficção científica -, reúnem seus universos criativos em nova HQ para recriarem o do sambista Adoniran Barbosa, falecido há 32 anos. Hoje, Davi Calil vem para o lançamento da HQ “Quaisqualigundum” (Dead Hamster/SP), às 19h, na Orbe Coworking, no Bairro do Recife.

“Quaisqualigundum”, cujo título referencia a mais conhecida de Adoniran “Trem das onze”, reúne histórias inspiradas nos causos contados pelas canções “Saudosa Maloca”, “Apaga o fogo Mané”, “Samba no Bixiga” e “Samba do Arnesto”. As personagens Arnesto, Mato Grosso, Joca, Mané, Inês, entre outros, se misturam ao longo da trama. A revista levou quase três anos de execução e foi produzida através do apoio do edital de histórias em quadrinhos do ProAc (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo).

“Um dia estávamos falando de Adoniran Barbosa e aí o Roger lembrou do projeto que ele havia engavetado por falta de tempo e me convidou”, lembra Davi. As lindas cores de Davi, que trazem uma São Paulo como cenário-personagem mais melancólica e marginal, contrastam com seu traço mais cômico (que em alguns momentos, lembra o de Liniers) e parecem se adequar ao universo do sambista.

O prefácio do livro foi escrito pelo jornalista e editor Sidney Gusman (Graphics MSP) e a orelha pelo rapper Emicida. “A gente não conhecia o Emicida. Nós queríamos um músico fã do Adoniran e que atraísse o público jovem. Por acaso, o Roger viu uma entrevista em que o Emicida falava que queria ser desenhista de HQ antes de ser músico e desenhar como os super-heróis que o Roger fez. Na mesma entrevista, ele falou de Adoniran”.

OFICINA

Amanhã e domingo, no mesmo espaço, Davi também ministra a oficina “Pintura Relâmpago”, para ensinar sua técnica em que mistura a pintura com tinta guache e a pintura ao ar livre (“en plein air”), geralmente feita com aquarela e tinta a óleo. O investimento é de R$ 840. Mais informações: /www.eventick.com.br/pinturarelampago


SERVIÇO

Lançamento da HQ “Quaisqualigundum(Dead Hamster/SP)
Onde: Orbe Coworking
Preço: R$ 45

*matéria publicada no caderno Programa, da Folha de Pernambuco