Está liberado: misturar estampas

[16/03/14]

o estilista alexandre herchcovitch e seu ambiente pouco minimalista. foto: divulgação

Se o pretinho básico está sempre na moda, o Fendi (misto entre bege e cinza) é o “new black” na decoração. Mas nem todos preferem ser clássicos (ou, ao menos, não completamente). Há inúmeras possibilidades de combinar estampas com elementos neutros, assim como é possível combinar estampas entre si. É questão de estilo pessoal — e, como opina a arquiteta Raquel Leão, não existe certo e errado nisso: “Cada casa tem que ter a cara do seu dono. Se o dono é exagerado, então não há nada de errado de ter uma decoração exagerada, como a casa do designer e stylist Alexandre Herchcovitch”.

Para quem deseja um estilo clássico, mas não sabe como combinar os detalhes, a arquiteta recomenda cores mais sóbrias e escuras, como o bordô, roxo, azul petróleo, e estampas como o xadrez e os geométricos, assim como é possível criar um estilo mais romântico provençal, com tons pastéis de verde, azul, rosa e estampas florais. Caso prefira um moderno, o branco ou cinza somados a detalhes coloridos, estampas geométricas e divertidas são uma boa opção. Segundo Raquel, deixar o ambiente todo neutro, com o branco e preto, por exemplo, pode criar um ambiente extremamente interessante com o efeito “positivo/negativo” das estampas.

foto: divulgação/westwing

Há algumas regras simples para mostrar personalidade sem perder harmonia. “Para misturar estampas, o ideal é que se escolha uma cor base e busque estampas com essa cor. Dá para misturar listras com florido, ou com estampa de pássaros, por exemplo”, sugere. Com as cores, é interessante uma cor forte predominante ser quebrada com elementos na cor complementar. “Se a decoração está com uma base neutra e vários elementos na cor azul (almofadas, tapete), colocar um livro com capa amarela ou laranja deixará o ambiente mais interessante”.


Serviço

. Papel de parede, azulejo, almofadas, poltronas e quadros: Duas Design, Casa Amarela — Informações: 3204.6783

. Almofadas e tecidos: Estúdio Zero (no Dona Santa), Boa Viagem — Informações: 3465–8027

. A Oppa está com um hotsite chamado “Misturinha Boa”, com papéis de parede, almofadas e poltronas de estamparias diversas. Para se inspirar: www.oppa.com/MisturinhaBoa

. Acessórios divertidos podem ser encontrados na Loja Meninos: www.lojameninos.com.br

*matéria publicada no suplemento Revista da Folha, da Folha de Pernambuco

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Thaís Cavalcanti’s story.