O xadrez através do tempo

[18/06/14]

a estilista viviene westwood (direita) popularizou o tartan no final do anos 1970. foto: divulgação

As festividades juninas batem à porta e com ela vem o clássico imaginário da estampa que não pode faltar. O xadrez é uma estampa que surge por ter sido popularizada como referência ao estilo rural do Brasil no século 19 — e cuja origem pode ser traçada até anos a.C. Mas os festejos juninos não são a única associação à estampa.

Um tipo específico de xadrez em preto e branco, o pied de poule (pé de galinha), estampa clássica e atemporal, foi eternizado pela estilista francesa Coco Channel em seus taillers. O estilo Vichy, algo como uma toalha de piquenique, tem ar retrô e lembra a atriz Brigitte Bardot, quando popularizou a estampa no filme “E Deus Criou a Mulher” (1959). Além delas, ainda há opções coloridas como o argilé e o madras.

brigitte bardot. foto: divulgação

Porém foi com a “a mãe do punk”, a estilista inglesa Vivienne Westwood, no final dos anos 1970, que o uso do tartan (aquele padrão utilizado pelos escoceses em saiotes conhecidos como quilts) veio para compor o estilo através de uma moda mais associada à cultura pop, com presença de couro e tachas.

Prova dessa inserção na cultura pop é que os 20 anos sem Kurt Cobain, lembrados neste 2014, deixaram nostalgia nas ruas. Não por acaso o grunge, estilo de rock dos anos 1990 diretamente associada ao Nirvana, banda de Cobain, voltou a ser referenciado com mais intensidade em suas peças de xadrez. Por mais que pareça, estilo não é nenhuma escolha tão aleatória e assim não foi pra Kurt. Na moda, o grunge é como um punk mais brando.

kurt cobain e courtney love. foto: divulgação

O estilista italiano Riccardo Tisci, dono da Givenchy, mostrou em sua coleção outono-inverno 2013/2014 um mix de referências que iam da Era Vitoriana a ciganos. Entre eles, teve quem tomou gosto pelo xadrez com flores.

*matéria publicada no suplemento Revista da Folha, da Folha de Pernambuco

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Thaís Cavalcanti’s story.