A cultura afro na moda brasileira

Por Thais Castro.

A moda se renova a cada tendência, obtendo como fonte formas e materiais do passado que inspiram e completam novos estilos como pede a contemporaneidade, buscando manifestações e mudanças culturais.

Acessórios africanos marcados por suas cores

A moda afro-brasileira é uma junção de diversas etnias, que trouxeram características e significados diferentes de acordo com cada grupo. A cultura afro-brasileira desempenha um papel importante e influencia na moda contemporânea, com sua variedade de materiais, tecidos com cores vibrantes e alegres, e adereços da cultura que também enriquecem e chamam atenção. A moda que abriga influencias africanas ganha espaço na sociedade. As vestimentas dos afro-brasileiros, é uma junção desses diversos povos, Vick de Paula, descendente africana fala sobre essa influencia afro na moda.

Vick de Paula

Sendo subjugados e trazidos cativos ao Brasil, o povo africano se tornou parte integrante na história no país e mesmo sendo forçados a esquecerem suas origens os negros e ao longo dos anos acabaram influenciando a moda com seus tecidos coloridos com cores vibrantes, estampas, rendas, acessórios. O professor de história da UFMG, Luiz Arnaut relata sobre a chegada dos negros ao Brasil.

A história da cultura negra traz consigo lutas e vitórias em cada canto do mundo e mesmo trazidos cativos para o Brasil os negros preservaram sua herança cultural. Atualmente o foco das manifestações dos negros se encontra em seu estilo, cabelo Black Power, roupas coloridas, acessórios descolados, passando a inspirar e complementar novos estilos. Em nosso país é necessário eliminar o conceito de desvalorização dessa cultura e trabalhar diariamente a auto aceitação, agregando valor ao que somos. O caminho para o respeito caminha junto com a representatividade desse povo que em orgulho de suas heranças culturais, evidentes em seus cabelos, traços e cor. Arnaut aborda um caminho para o fim desse preconceito

Embora ainda tenhamos muitas barreiras a serem quebradas com relação ao preconceito, a cultura se faz presente no cotidiano, com suas roupas, comidas, músicas, danças, religiões… Nossos looks, acessórios e cabelos, transmitem a noção de estética que queremos criar ou mesmo impor para a sociedade, a moda traduz como nos vemos os como queremos ser vistos.

Like what you read? Give Thais Castro a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.