Aniversário personalizado: o que são todas aquelas embalagens?

As embalagens sempre estiveram presentes nos aniversários. Nos anos 80, as embalagens mais corriqueiras eram: pratinhos de bolo (de papel ou plástico), garfinho de madeira, papel da bala de coco com franjinha(esta era “de lei” — raras festas não serviam essas balas), forminha do brigadeiro e beijinho (redondinha e toda franzida), os copos de plástico, o chapeuzinho de aniversário (este também era “de lei”), a famosa língua de sogra, alguns usavam confetes de papel para a hora de cantar parabéns. Na decoração o mais comum eram bexigas, dobraduras extravagantes feitas com papel crepom, também usados para decorar a mesa do bolo. Isso para um aniversários feito em casa, ou seja, a maioria.
Ao longo do tempo houveram algumas mudanças, sem perder a essência. Se você observar, as mudanças vieram de situações que sempre se repetiram e eram resolvidas de maneira improvisada.
Por exemplo, sacolinha surpresa. Este item não é novo, porém, não era algo básico. Mas a ideia sempre esteve presente, de que forma? Bastava encher o chapeuzinho de aniversário com docinhos, balas e tudo o mais que coubesse nele. Ok, não era uma prática considerada oficial e, na teoria, era até considerado gafe, mas qual criança não se divertia com isso?? Por outro lado, como era chato quando os docinhos caíam não é?


Outra situação era com os adultos que queriam levar um pedaço de bolo para casa e alguns docinhos e salgados. Sempre faltava recipiente e era muito comum usar dois pratinhos amassando os pedaços de bolo, ou, na maioria das vezes o anfitrião da festa tinha que emprestar seus potes não descartáveis e comumente não os recebiam de volta. Atualmente temos as famosas “marmitas”, que são descartáveis e de tamanho padrão.

Servir alguns “comes” menores, como amendoins, pipocas e balas de goma sempre resultavam em um chão cheio deles, esmagados, triturados, molhados e grudados….Atualmente usa-se os cones. Sim, cones feito com papel mais grosso. E para os “bebes” não é diferente. Servir um suco ou refri direto no copo sempre resultava num chão mais melecado, então, atualmente é muito comum vermos nas mesas garrafinhas personalizadas em tamanho individual já com a bebida dentro.
Muitas são as embalagens que tem uma função bastante prática, que evitam o desperdício, diminuem a sujeira e se tornam grandes aliadas na decoração de sua festa, pois todas podem ser personalizadas.
Num próximo artigo pautarei as principais embalagens e outros itens que podem ser personalizados e são bem interessantes de serem utilizados.
Enquanto isso, que tal matar a saudade? Segue o link abaixo com um artigo sobre festas de aniversário nos anos 80. Muito legal!
