Não é cool ter transtornos psiquiátricos, e eu vou te contar o porquê.

Relato pessoal das minhas patologias.

Thaíssa.
3 min readDec 30, 2016

Olha, faz um tempo que eu venho observando a “romantização”, ou melhor, todo mundo justificando ou co-relacionando sentimentos, ou comportamentos normais como doença psiquiátrica.
É ~músico~ fazendo cd com nome de Venlafaxina, um antidepressivo caríssimo, capinha de smartphones com Rivotril (Clonazepam), ou coisas como: gostar de coisas organizadas e no lugar ter virado TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo), e coisas afins.

Sendo bem sincera? Eu tô de saco CHEIO! A minha vontade é dar uns tapas e pedir pro povo acordar pra vida já que transtorno psiquiátrico qualquer que seja é papo sério. Mas por isso, eu vou escrever aqui tudo que eu sinto e vivencio, acho que pode ajudar quem quer bancar o neuroatípico de graça.

Almofada de Rivotril.

Uma bad de fim de namoro, uma prova que você foi mal, uma briga que teve, ou qualquer outra situação chata do dia a dia causam tristeza o que é muito diferente de depressão.

Se você não sabe o que é depressão, vou te contar:
- É se sentir como se fosse um peso morto;
- É não ter força pra sair da cama pra escovar os dentes, tomar banho, comer (necessidades básicas, eu deprimida não consigo fazer nada disso);
- É descontrolar o sono de dormir mais de 16h seguidas ou passar uma semana sem conseguir pregar os olhos;
- É ver todas as suas paixões abandonadas, nada te dá entusiasmo, NADA;
- Eu penso em me matar o tempo todo e como seria benéfico pra todo mundo ao meu redor não contarem nunca mais com a minha presença;
- É não só pensar em tentativas de morte, é EXECUTÁ-LAS também em casos extremos.

Eu poderia passar uma vida aqui descrevendo o que sinto quando meus remédios acabam e eu fico num ciclo de depressão. Além de depressão recebi diagnóstico de Transtorno de Ansiedade Generalizada, e não é ansiedade com algo que pode acontecer simplesmente. Vou te contar o que acontece comigo quando eu tenho crises sérias de ansiedade:

  • Dormir? Nem pensar! E por dias, já fiquei até um mês sem conseguir dormir mais que 2h ao dia;
  • Compulsão alimentar, comer de tudo descontroladamente e não importa o que seja, necessidade de ocupar o tempo mastigando algo;
  • Chorar e tremer de nervoso e não conseguir controlar isso de forma alguma sozinha;
  • Falta de ar, já fui algumas muitas vezes pra emergência ficar na bomba de oxigênio porque nervosa eu não consigo respirar sozinha em casos extremos até me acalmar;
  • É chegar na emergência e tomar Diazepam na bunda, comprimidos de Rivotril tudo num combo só pra parar de tremer.

Resumi de novo, porque é mais que isso e por último? Bipolaridade. Ser bipolar não é escrever isso no status do Twitter, Instagram,Facebook como se fosse cool queridos, é não ter controle algum sobre seu humor sabe como funciona? É variar em segundos de extrema felicidade pra depressão, ou coisas mais sérias. Eu não consigo manter uma constância, mudo de humor a cada minuto sem minhas medicações, posso ficar feliz, extremamente irritada e deprimida em diferença de pouco tempo.

Imagine sua cabeça lidando com isso? Sério, não queira.
Se você tem de verdade algumas dessas patologias procura um psiquiatra, terapia e coisas alternativas que possam te ajudar a melhorar, jamais se medique sozinho(a)!
Mas se não, fica de boa, você só sente coisas que pessoas normais sentem e vivenciam. :)

--

--

Thaíssa.

Penso e escrevo absurdez. Bibliotecária, UX Writing/Researcher, Taurina e Completamente ruim da cabeça.