Guia Glória Pires de cinema: 20 filmes para poder ver o Oscar sendo capaz de opinar

Thales Machado
9 min readFeb 1, 2017

--

Imagina se, do nada, alguém te chama para comentar o Oscar na TV? Para não acontecer o mesmo que aconteceu com Glória Pires no ano passado, ou mesmo se você só está afim mesmo é de ver a premiação deste ano completamente por dentro de tudo, sabendo mais que o básico, pagando de Rubens Edwald Filho no sofá de casa, fiz este guia que organiza, em ordem de prioridade, o que você deveria ver até o domingo, 27 de Fevereiro, quando rola a premiação.

Não há nenhum juízo de valor em relação à qualidade dos filmes, até porque não vi todos (é um guia pra mim também) e não tenho nenhum cacife. É um ranking (só dos longas!) para ajudar na escolha de qual filme ver primeiro na hora de ir no cinema ou baixar na internet para que, dentro do tempo possível para cada um, consigamos chegar à premiação o mais por dentro possível, tendo prioridades. Por vezes aquele filme na lista de “Melhor Filme” não vai ser tão protagonista como um que só está indicado em categoria menores, por exemplo. Tudo com base nas indicações, prognósticos e premiações anteriores.

Como fevereiro acabou de começar, dá tempo de ver os 20 listados aqui tranquilamente. Na minha opinião você deveria ver em ordem, começando por:

1º -La La Land

Não é meu filme favorito, mas é inegável que é o protagonista da festa, então, não tem filme que você deve ver primeiro se não o musical queridinho, mais do que pelas 14 indicações, mas também porque deve levar a principal delas, e subir mais ao palco do que bêbado em karaokê, especialmente nas categorias técnicas. Pra mim, leva oito ou nove estatuetas.

Como ver: Está em cartaz em muitas, mas muitas mesmo, salas de cinema do país, e ficará assim até a premiação. Filme para ver na telona.

Indicações: 14

Favorito a: Melhor Filme, Melhor Diretor (Damien Chazelle), Desenho de Produção, Fotografia, Montagem, Trilha Musical, Mixagem de som, Melhor Canção.

Pode surpreender: Melhor Atriz (Emma Stone), Roteiro Original, Figurino.

Também concorre: Melhor Ator (Ryan Gosling), Edição de som.

2º - Moonlight: sob a luz do luar

Parece vir como o Cristiano Ronaldo dos filmes: seria unanimidade se não fosse contemporâneo de um fenômeno feito Messi, representado no Oscar por “La La Land”. Não pode faltar na lista de quem quer entender a premiação. Se der zebra na principal categoria, é ele o favorito à zebra, tanto que deve levar Roteiro Original, quando não tem o musical como concorrente. E vale para ver Mahershala Ali (o Remy, de “House of Cards), favoritaço a melhor ator coadjuvante. Leva duas ou três estatuetas.

Como ver: Estreia só dia 23/2, quatro dias antes do Oscar. Mas dá pra baixar, via torrent, aqui: goo.gl/GjZQq4content_copy

Indicações: 8

Favorito a: Ator Coadjuvante (Mahershala Ali), Roteiro Adaptado.

Pode surpreender: Melhor Filme, Melhor Diretor (Barry Jenkins), Fotografia, Montagem.

Também concorre: Atriz Coadjuvante (Namoi Harris), Trilha Musical.

3º - Manchester à beira mar

Filmaço, mas que tem dois grandes concorrentes na sua frente. Numa festa de casamento não é a noiva, nem o noivo, mas é uma espécie de pai da noiva. Ou seja, é bom ir pra festança sabendo bem quem é. Vale o mesmo para a premiação no Oscar, principalmente porque Casey Affleck deve subir ao palco para, merecidamente, levar a estatueta de Melhor Ator. Leva duas estatuetas pelo meu palpite.

Como ver: Cinema, galera, bora pro cinema, que tá passando e fica em cartaz até depois do Oscar.

Indicações: 6

Favorito a: Ator (Casey Affleck), Roteiro Original.

Pode surpreender: Melhor Filme, Atriz Coadjuvante (Michelle Willians),

Também concorre: Melhor Diretor (Kenneth Lonergan), Ator Coadjuvante (Lucas Hedges)

4º - Cercas: um limite entre nós

Não vai levar melhor filme de nenhuma maneira, mas tem Viola Davis que é quase barbada em “Atriz Coadjuvante”, e Denzel Washignton podendo surpreender na categoria “Ator”, além de uma pequena chance como Roteiro Adaptado. Não é top 5 de número de indicações, mas está forte em quase todas elas.

Como ver: Ainda sem data de estreia, olha o link para você baixar goo.gl/Uj1eu6content_copy

Indicações: 4

Favorito: Atriz Coadjuvante (Viola Davis)

Pode surpreender: Denzel Washington (Ator), Roteiro Adaptado.

Também concorre: Melhor Filme

5º- Jackie

É o primeiro filme da lista que não está indicado na categoria “Melhor Filme”, que tem nove representantes, mas ocupa o quinto lugar porque é favorito em duas das três categorias que concorre, incluindo uma das mais importantes, a de “Atriz”, que deve ir para Natalie Portman em duelo duro contra Emma Stone, de “La La Land”.

Como ver: Estreia na primeira semana de fevereiro nos cinemas.

Indicações: 3

Favorito: Melhor Atriz (Natalie Portman), Figurino.

Também concorre: Trilha Musical.

6º Até o último homem

Fillme bem ranqueado devido ao número de indicações. Como um bom filme de guerra, a obra dirigida por Mel Gibson tem no som suas principais virtudes para levar uma estatueta para casa. Deve levar “Edição de som”, e pode tirar a estatueta de “La La Land” na “Mixagem”. Poucos veriam um filme só por isso, mas está indicado para Filme, Diretor e Ator. Importante assistir, Glória!

Como ver: Cinema, fica em cartaz até o Oscar.

Indicações: 6

Favorito: Edição de Som

Pode surpreender: Mixagem de Som

Também concorre: Melhor Filme, Melhor Diretor (Mel Gibson), Melhor Ator (Andrew Garfield), Melhor Montagem.

7º A chegada

Filme que vale ver pelo número de indicações (só perde pra La La Land e empata com Moonlight), apesar de poucas chances de vitória nas principais categorias. Nas técnicas, é adversário de La La Land que deve ficar no quase em tudo. Não deve levar nenhuma estatueta, mas oito indicações, rapaz, vai dar uma conferida porque não é atôa.

Como ver: Cinema, mas tá saindo de cartaz em breve. Ó o torrent pra baixar: goo.gl/rEGrIJcontent_copy

Indicações: 8

Pode surpreender: Roteiro Adaptado

Também concorre: Melhor Filme, Melhor Diretor (Denis Villeneuve), Desenho de Produção, Fotografia, Montagem, Mixagem de Som, Edição de Som.

8º- A qualquer custo

Mesmo se só cinco filmes fossem indicados a “Melhor Filme”, como antigamente, ele estaria na lista, apesar de nenhuma chance de vitória. Vale ver por isso, porque das quatro indicações, só concorre mesmo, e seria uma zebra se vencesse, com Jeff Bridges em Melhor Ator Coadjuvante.

Como ver: Já saindo de cartaz, olha o torrent: goo.gl/LKl1SBcontent_copy

Indicações: 4

Pode surpreender: Jeff Bridges (Ator Coadjuvante)

Também concorre: Melhor Filme, Roteiro Original, Montagem.

9º- Lion

As seis indicações, principalmente por estar presentes nas categorias de melhor ator e atriz (com Nicole Kidman!) coadjuvante, credenciam Lion no top 10 dos filmes a se ver. Mas só vale mesmo se você tiver visto os outros, porque Lion não leva nenhuma estatueta para casa, nem mesmo pode surpreender em nada.

Como ver: Estreia na segunda semana de fevereiro nos cinemas.

Indicações: 6

Concorre: Melhor Filme, Ator Coadjuvante (Dev Patel), Atriz Coadjuvante (Nicole Kidman), Roteiro Adaptado, Fotografia, Trilha Musical.

10º- Toni Erdmann

Candidato em uma única categoria, mas favorito nela, e em um dos prêmios valorizados da noite, principalmente por nós, brasileiros. Se for para apostar em um dos cinco indicados para “Melhor Filme Estrangeiro”, vale ir no alemão, apesar da boa crítica de “O apartamento”, iraniano, vem recebendo.

Como ver: Estreia na segunda semana de fevereiro nos cinemas.

Indicações: 1

Favorito: Melhor Filme Estrangeiro

11º- Zootopia

Mesma história de “Toni Erdmann”, também só indicado em uma categoria, e em categoria importante, a de “Melhor Filme de Animação”, que tem fortes concorrentes, mas deve ficaro com o filme da Disney em 2017.

Como ver: Já fora de cartaz, olha o torrent para baixar: goo.gl/7KZOQfcontent_copy

Indicações: 1

Favorito: Melhor Filme de Animação

12º- O.J. — Made in America

Completando a tríade de filmes indicados em uma só categoria, favoritos à estatueta, o documentário produzido pela ESPN com quase sete horas de duração é favoritação na categoria. Vale demais tirar um dia para ver, ou dividir em alguns capítulos.

Como ver: O canal ESPN+ vem passando na programação, e você pode ver, se for assinante, pelo Watch ESPN, plataforma online do canal. Se não, olha o torrent pra rapazeada: goo.gl/50xn05content_copy

Indicações: 1

Favorito: Melhor Documentário

13º- Estrelas além do tempo

Único dos nove filmes indicados a melhor filme fora do Top 10, “Estrelas” não tem realmente nenhuma chance de subir ao palco no dia 26. Indicado a outra duas categorias importantes, é o último dos possíveis vencedores em qualquer das nomeações que tem, incluindo a principal. Se for lembrado por algo, é zebra maior de Leicester campeão inglês. De qualquer maneira, vale ver pra poder falar que viu todos os candidatos a melhor filme.

Como ver: Entra em cartaz na primeira semana de fevereiro.

Indicações: 3

Concorre: Melhor Filme, Atriz Coadjuvante, Roteiro Adaptado.

14º- Florence: quem é essa mulher?

Vale por Meryl Streep, indicada de novo na categoria “Atriz”, mas que dificilmente leva a estatueta para casa desta vez. Se surpreender e levar algo, “Florence” sai com “Figurino”, mas precisaria bater os fortes “Jackie” e “La La Land” no quesito.

Como ver: Já fora de cartaz, para baixar: goo.gl/8isX5Jcontent_copy

Indicações: 2

Pode surpreender: Figurino

Concorre: Melhor Atriz (Meryl Streep)

15º- Kubo e as cordas mágicas

Se não der “Zootopia”, vai ser este filme que vai desbancar a Disney como melhor animação. Vale ver para comparar. Ao contrário do adversário, “Kubo” conseguiu também indicação técnica em outra categoria.

Como ver: Já fora de cartaz, para baixar: goo.gl/Vg8c94content_copy

Indicações: 2

Pode surpreender: Melhor Animação

Concorre: Efeitos Visuais

16º- Animais fantásticos e onde habitam

Não é favorito a nada, e provavelmente sai de mãos vazias, mas tem chances em duas categorias técnicas. Se levar, com duas estatuetas na mão, sai como protagonista.

Como ver: Já fora de cartaz, para baixar: goo.gl/RsrSazcontent_copy

Indicações: 2

Pode surpreender: Figurino e Desenho de Produção

17º- Mogli: o menino lobo

Indicado em apenas uma categoria técnica, é o grande favorito. Na tentativa de colocar todos os prováveis vencedores nessa lista de 20 filmes, vale o 18º lugar para o menino lobo, que dá sorte e não tem grandes concorrentes este ano na categoria.

Como ver: Já fora de cartaz, baixando pelo link: goo.gl/xm7nMJcontent_copy

Indicações: 1

Favorito: Efeitos visuais

18º- Rogue One: uma história de Star Wars

Seguindo o mesmo critério de “Animais Fantásticos”. Tem menos chances de surpreender em duas categorias técnicas, mas pode acontecer.

Como ver: Em cartaz, nos cinemas.

Indicações: 2

Pode surpreender: Efeitos visuais e Mixagem de som

19º- Star Trek: sem fronteiras

Mesmo critério de Mogli, só que em uma categoria menor, com um pouco menos de favoritismo. Deve levar a estatueta da única nomeação que recebeu.

Como ver: Já fora de cartaz, baixando pelo link: goo.gl/019ue5content_copy

Indicações: 1

Favorito: Maquiagem

20º- Elle

Só concorre a melhor atriz, com bela atuação de Isabelle Huppert, mas dificilmente leva por conta das favoritas Emma Stone e Natalie Portman. Seria uma zebra, mas a atuação vale a pena de ser conferida.

Como ver: Em cartaz

Indicações:1

Concorre: Melhor Atriz (Isabelle Ruppert)

Documento com todos os filmes, indicações e links para downloads de todos os nomeados.

Tem ainda mais tempo que o normal e acha que dá conta de 30 filmes até o fim do mês? Segue o ranking para os cinéfilos mais exagerados.

21º “Um homem chamado Ove”, pode surpreender em “Maquiagem” e concorre a “Melhor Filme Estrangeiro)

22º “Moana: um mar de aventuras”, concorre a “Melhor animação” e “Melhor canção”

23º “O apartamento”, pode surpreender como “Melhor Filme Estrangeiro”

24º “13ª emenda”, disponível no NETFLIX, pode surpreender em “Melhor Documentário”

25º “Sully”, pode surpreender em “Melhor Edição de Som”

26º “Capitão Fantástico”, concorre em “Melhor Ator”

27º “Loving”, concorre em “Melhor Atriz”

28º “Land of Mine”, pode surpreender em “Melhor Filme Estrangeiro”

29º “Passageiros”, concorre em “Desenho de Produção” e “Trilha Musical”

30º “Animais Noturnos”, concorre em “Ator Coadjuvante”

--

--