Institut du Monde Arabe — um pequeno gigante

I continue to describe architecture in Europe: here the Institut du Monde Arabe (all pictures are by Thalyson Primo)

Thalyson Primo
4 min readAug 20, 2016
Fachada Sul — Institut du Monde Arabe — Paris.

Um queridinho — essa seria a denominação perfeita para o Institut du Monde Arabe. E por que um “desconhecido” teria denominação tão carinhosa?

Porque quando se chega à França, o primeiro pensamento que vem à cabeça é: conhecer todos os principais monumentos; Torre Eiffel, Museu do Louvre, Moulin Rouge, Versalhes, Notre Dame. Pronto! Viagem concluída. Pois bem, O Institut du Monde Arabe está ai para te provar diferente.

Localização do Institut du Mond Arabe — Paris.

Não tão famoso quanto os principais monumentos da cidade, porém de uma exuberância e sofisticação tão quanto os principais. Outra fato importante é sua ótima localização; como pode ser visto no mapa, apenas 750 metros da Catedral Notre Dame, dez minutos a pé apreciando a beleza de Paris e do Rio Sena.

O Instituto do Mundo Árabe (IMA) é um centro dedicado à cultura árabe, com o intuito cultural e também de fortalecer a relação entre os países árabes e a França.

Arquitetonicamente, em 1981 um concurso foi organizado para escolher o projeto, que teve como ganhador o arquiteto francês Jean Nouvel, considerado hoje um dos mais importantes arquitetos franceses, à época associado com Gilbert Lézénès e Pierre Soria & Architecture-Studio, ganhou a competição. A edificação foi inaugurada em 1987.

Acessos e divisão da edificação. (mapa criado por tprimo)

Um dado bem importante sobre a edificação é o fato de estar localizado em um terreno de “espaço ilimitado”, fato esse que coloca ainda mais em evidência a habilidade dos arquitetos envolvidos, especialmente Jean Nouvel.

Assim, ao se deparar com o edifício, em um primeiro momento simples e sem nenhuma característica atrativa, salvo o criativo mosaico em sua fachada principal, você se perguntará porque entrará ali, tirando o fato de estar interessado na cultura Árabe.

Pois bem, aqui vai a resposta para todas as suas dúvidas: O Institut du Monde Arabe é um dos edifícios mais inteligentes de Paris, no qual Jean Nouvel mostra alguns dos pontos fundamentais da boa arquitetura. De forma brilhante é exposto como se reter e aproveitar a incidência de luz solar. Como diminuir o gasto de energia, tornando o edifício sustentável, criando assim também um brise-soleil autêntico e condizente com a cultura árabe. Por fim você ficará encantado com a forma como é levada a luz natural à todo edifício de forma tão artística, sem a necessidade de luz artificial durante o dia.

Vista interior do edifício.

Acima é possível ver a vista do interior da edificação, a qual se tem à esquerda a fachada que contêm o brise-solei baseado em painel inteligente que controla a entrada de luz solar de acordo com a incidência, deixando assim a luz natural transcorrer pelos corredores, vãos no interior da edificação, escadas e galerias de forma exata, nem além nem pouco, devido a inteligência sensitiva dos painéis que se abrem e fecham de acordo com a necessidade.

Detalhe dos painéis fotoelétricas da fachada sul.

A habilidade que Nouvel cria pelo jogo de luz, sombras, reflexos e vidros mostra a magnitude de seu trabalho. Grades de móveis movidos por células fotoeléctricas alojados no vidro da fachada é um dos elementos mais marcantes do edifício.

Acessos no interior da edificação.
Detalhe da fachada na ala das galerias — proteção devido ao tipo de peças expostas.

Assim como Le Corbusier define: “ A arquitetura é o jogo sábio correto e magnífico dos volumes dispostos sob a luz”. Nouvel soube usar de forma inteligente e magnífica o “pouco espaço” que lhe deram.

E ele vai além, o instituto possui no seu terraço um mirante o qual é possível observar a linda vista de Paris, em especial a Catedral de Notre Dame.

Vista do Terraço do Institut du Monde Arabe — Paris.

Ou caso prefira, você pode voltar ao térreo, e continuar sua visita ao instituto e conhecer um pouco da vegetação do mundo árabe, onde foi criado pequeno jardim, com inúmeras espécies nativas mesclando com algumas áreas de descanso.

Vista do interior da edificação para os jardins — Paris.

Este é o Institut du Monde Arabe, um pequeno gigante no meio de Paris…

--

--

Thalyson Primo

Thalyson Primo is an architect from Brasília — Brasil. And here he is writing about architects and architecture.