O quanto você pensa e o quanto você digita

Desenvolver software é uma tarefa muito mais mental do que física. Você
deve(ria, pelo menos) pensar e planejar muito mais do que apertar teclas.
Escrever o código é somente uma parte do processo todo. O que venho mostrar é justamente como eu avalio essa parte do processo.

huauhahua https://youtu.be/xnDwChRYB6Q?t=1m58s

Disclaimer: esse não é um post pago. Ele é apenas uma informação que é muito útil para mim e que acho importante passar adiante. (mesmo assim, #paganóis).

Medindo processos

Para poder melhorar um processo, você tem que, em primeiro lugar, conseguir medi-lo. A gente pode fazer isso contando commits, ou medindo os intervalos entre deploys, checando a quantidade de issues fechadas, etc. São todas maneiras de avaliar o desempenho, no geral.

Mas aí vem a pergunta: quanto tempo você passa, de fato, com a mão no teclado? Até mesmo, quanto tempo você passa em um arquivo específico? Quais linguagens você usa e com qual frequência? Tudo isso é mensurável e existe uma boa ferramenta para ajudar nessa tarefa: chama Wakatime.

Wakatime

Essa semana eu to meio desleixado. To mais preocupado em escrever texto do que código.

Nem lembro direito quando comecei a usá-lo na configuração do meu ViM. O que eu sei, de fato, é que essa ferramenta se tornou tão essencial quanto um linter ou o editorconfig. Ela me mostra (e as vezes me acusa) o quão ativo ou ocioso eu fui durante determinado período. (Obs.: eu sei que quantidade de código não é diretamente proporcional a produtividade necessariamente, mas você entendeu a ideia.)

Começando a medir (configuração)

O Wakatime oferece uma grande lista de editores suportados pela plataforma, sendo necessária somente a instalação do plugin no editor. Tem Android Studio, Brakets, Sublime Text, Visual Studio (tem até Notepad++, mas acho que esse eles fizeram só de zueira). Todos os manuais de instalação dos plugins detalham de forma bem simples os procedimentos.

É possível esconder o nome dos arquivos que você edita por motivos de segurança (ou qualquer outro motivo). Basta você adicionar `hidefilenames = true` ao seu arquivo de configuração. Somente o nome dos projetos são enviados.

Leaderboards

A semana tem 168 horas. Tem gente que passa a metade disso escrevendo código. Diz se isso não é impressionante?

O serviço também oferece um ranking com os tempos de todo mundo que usa a plataforma. Tem alguns usuários que tem uma atividade bem impressionante.

Considerações finais

Como eu havia dito antes, essa é uma ferramenta que se tornou muito importante na minha rotina como programador. Ela mostra informações que você possivelmente não media ou que você sequer sabia que poderia ser medida. E se você pode medir, você pode melhorar.

:wq

Like what you read? Give Thassio Victor a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.