Nada é permanente

Nada é permanente. Essa é a frase que minha psicanalista mais me fala em épocas pesadas. É a frase que mais uso e que mais faz sentido pra tudo mesmo, é a frase que dá esperança de que dias melhores virão quando os atuais estão escuros demais.

Pois bem, comecei com essa frase porque estou na semana do meu aniversário e lembro que nessa época (ano passado) eu ainda estava me recuperando de uma crise depressiva fortíssima que se iniciou no final de julho e perdurou o mês de agosto quase todo e começou a dar sinal de melhora apenas no início de setembro. Emagreci, voltei com medicação, recorria a minha psicanalista tarde da noite, fiquei com vontade de morrer várias vezes. Nessas sessões com minha psicanalista, ela sempre dizia “nada é permanente, isso não vai durar pra sempre”. E assim foi. Finalzinho de agosto do ano passado eu mudei de casa, troquei de emprego com um salário maior, fui convidada para fotografar um casamento em Cancún, conheci um galera muito especial, trouxe minha gata de Brasília para morar comigo e de repente as coisas começaram a tomar outro rumo. Parecia que a vida começava a fazer sentido de novo.

Este ano estou um misto de melancolia e alegria no coração. Não estou em crise, tenho pessoas que se importam por perto, estou estável emocionalmente e nem parece a Thayse de 1 ano atrás. Ou seja, as coisas tomaram outro rumo, novos significados, novas perspectivas e novas maneiras de vê-las. Algumas feridas não doem mais como antes, outras ainda estão cicatrizando, outras eu nem me lembro. Só sei que as coisas mudaram e realmente, a vida é cíclica e é esse o prazer de vivê-la.

Talvez o amor da sua vida não esteja correspondendo a esse sentimento, talvez você esteja trabalhando num lugar terrível, talvez você esteja doente, talvez você esteja com um problema que parece não ter solução. Mas você não vai ficar nisso pra sempre porque as coisas mudam, você muda, o que era algo assustador se torna algo mais simples, tudo muda. A gente desespera e não abre os olhos pra outras coisas que também estão passando enquanto estamos afundados nos problemas. Mas faz um esforço, mesmo que mínimo. As coisas não vão ficar assim pra sempre.

Não é com todos os problemas que consigo manter a calma, mas tenho aprendido a desesperar menos e entender que é passageiro. Nem sempre funciona, mas ir pensando sobre isso mefaz melhorar e ressignificar as coisas.

Dia 13 tá aí, mandem boas energias. ❤