Como você vende sua ideia?

Vender uma ideia. Essa é a razão de ser das apresentações.

Sergio Peixoto Junior
2 min readMar 1, 2017
Imagem: Ocean Networks Canada via Flickr

Imagine isso: você lidera uma equipe de trabalho e, juntos, vocês elaboraram um plano de ação para alavancar as vendas na sua empresa. Mas primeiro você precisa convencer o diretor ou o próprio dono da empresa a investir na solução que sua equipe propõe.

O que você faz:
( ) Telefona para contar sobre a ideia
( ) Escreve um email detalhando o plano
( ) Pede para outra pessoa conversar com o diretor/dono
( ) Prepara uma apresentação estruturada e embasada para provar seu ponto-de-vista

Se você já esteve nessa situação e escolheu alguma das três primeiras opções, sabe quanto poder de persuasão e habilidade de negociação são necessários para conseguir aprovar um projeto.

O que quero dizer é que quando precisamos transmitir nossa visão e desejamos que as pessoas a quem nos dirigimos “comprem” essa visão, é preciso leva-las a compreender o que você diz.

“Comunicação não é o que você diz, é como os outros entendem.”
David Ogilvy

Acredito que uma boa apresentação ajude muito para que entendam o que você quer dizer.

Buscar a solução de um problema, a superação de um desafio, ou a implantação de um novo procedimento que vai “melhorar a vida” das pessoas, sejam colegas, clientes ou comunidade, é um caminho cheio de obstáculos, dúvidas e limitações. Precisamos pegar as pessoas pela mão e conduzi-las até a luz da certeza de que, no final, a sua ideia vale a pena.
Traçar um mapa claro desse caminho para conseguir todo apoio que precisa, é disso que se trata uma apresentação bem elaborada!

Aqui vão duas dicas para a sua próxima apresentação ser mais efetiva:
• Use pouco texto. Se você conhece bem o conteúdo, não há porquê encher slides com texto que você irá ler na frente da sua platéia. Use apenas palavras ou frases chave, como lembretes do tópico que irá abordar.

• Mensagem X Ruído. Depois de colocar tudo que está na sua mente em uma série de slides, revise cada um e também a apresentação como um todo, excluindo tudo o que não reforçar sua mensagem principal.

Mantenha o foco bem definido e sua apresentação terá mais chances de causar um impacto positivo.

Bom, essa é a minha opinião, qual é a sua?

Boa apresentação!

Estou começando meu blog sobre criatividade, design e educação. Adoraria ter sua visita e seu feedback, vai lá: www.slidelove-workshop.com/blog

--

--

Sergio Peixoto Junior

Designer gráfico, contador de histórias com slides e pai coruja. Não saio de casa sem meu fone-de-ouvido e uma boa leitura.