LOUD se aproxima, mas paiN mantém a liderança de espectadores

Por Marcos Lourenço

the diff
3 min readFeb 9, 2024

Já se passaram três semanas do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLOL) e, por enquanto, nada mudou, paiN segue na liderança dos espectadores!

Durante a terceira semana de campeonato, a média de visualizações teve um aumento pequeno, cerca de 0,63% comparada a semana anterior. Foram, em média, cerca de 168.968 espectadores por partida. As duas rodadas terminaram com a LOUD como líder isolada.

Tabela do CBLOL após três semanas. Reprodução: lolesports.

Quando olhamos para os números de visualizações, a paiN continua na liderança, com outra queda na sua média de espectadores de 205 mil para 202 mil. Já a LOUD, equipe rival no quesito visualizações, aumentou sua média de 196 mil para 197 mil.

No gráfico abaixo, é possível notar, também, a evolução da KaBuM! e INTZ. Ambas estiveram envolvidas em jogos importantes durante a semana, contra paiN e LOUD, respectivamente.

A paiN mantém a liderança do ranking de audiência do CBLOL. Por: thediff

Quais jogos se destacaram?

A terceira semana foi marcada pelo polêmico confronto entre INTZ e LOUD. O jogo entre as equipes aconteceu no domingo (4) e teve a segunda maior média de visualizações do campeonato.

Já a KaBuM! esteve envolvida em um confronto direto das primeiras colocações, contra a paiN Gaming. A partida também superou a média de 200 mil pessoas assistindo.

INTZ vs LOUD aparece liderando o ranking de partidas mais assistidas. Por: thediff

Método de Análise

Antes de apresentar os números de fato, iremos explicar as métricas utilizadas para realizar as médias de visualizações. Ao todo foram analisadas 20 transmissões, presentes na Twitch e Youtube.

Entre elas, duas eram as transmissões oficiais da Riot Games e, as outras 18, eram co-streams com influenciadores parceiros da empresa ou de times ligados à competição.

Os números foram vistos em quatro momentos distintos da partida, sendo eles:

  • Início do draft;
  • Início do jogo (1 à 5 minutos);
  • Aos 15 minutos da partida;
  • Aos 30 minutos (ou final do jogo).

Após isso, foi realizada a conta média de visualização da partida, considerando estes períodos.

No Youtube foram analisadas 3 transmissões, sendo elas:

Em média, as transmissões pelo youtube tiveram cerca de 64.500 mil espectadores por partida.

Opção preferida da maioria dos usuários, a Twitch teve uma média mais de duas vezes maior do que o youtube. Com cerca de 85,4 mil pessoas por partida, a plataforma concentrou cerca de 57% do público do final de semana.

Os canais analisados para chegar a estes números, foram:

Co-Streamers:

Transmissões relacionadas aos times:

Vale ressaltar que algumas transmissões relacionadas aos times só eram transmitidas durante a partida do time representado por ele.

Continue acompanhando o the diff para mais conteúdos como este!

--

--