O que aprendi organizando a NodeConfBrazil 2016

NodeConf Brazil 2016

Conferências são diferentes de Meetups

Quando se organiza um Meetup, a maior preocupação são: Local e Palestrantes do dia, o que se parar para pensar é bem similar a uma conferência, bom até ai sim são bem similares.

Mas quando estamos falando sobre conferências, temos um nível maior de necessidades, você precisa de um local que comporte muito mais pessoas, você precisa de muito mais palestrantes, você precisa de muito mais dinheiro para conseguir trazer palestrantes de fora do Brasil, hospedar eles entre outras coisas, bom, isso é apenas a ponta do Iceberg.

Se eu puder arriscar um palpite a parte que torna isso um pouco mais difícil é pensar que temos mais de 250 pessoas para acomodar, alimentar e agradar, se já é difícil agradar mulher e filhos imagina essa quantidade de pessoas!

Organização é o pilar mais importante

Nesse ponto, acho que vou acabar englobando alguns assuntos legais para eventos em geral.

A organização de um projeto tão grande quando é uma NodeConf precisa envolver pessoas e a comunidade, sei que no meio do caminho enchi as paciências de muitos no Slack da NodeBR procurando ajuda para alguns trabalhos que eu não seria a pessoa mais indicada para fazer pois demoraria 10x mais do que alguém que tivesse melhor capacidade, como alterar coisas no site da Conf.

Nunca centralizar tudo em uma pessoa também é algo importante, pois nem sempre essa pessoa pode estar disponível para tomar uma decisão ou resolver algum problema urgente.

Quando começamos a organizar tudo, havia apenas um com acesso full a tudo e a todos e isso atrasou muito toda a organização no geral, mas conforme fomos ganhando espaço, conseguimos contornar esse tipo de situação, por sorte ainda não era tão tarde.

É importante ter pessoas de confiança na ponta disso para que algumas pessoas possam tomar as decisões e resolver problemas, preferencialmente assim que eles surgem, acredito que isso conseguimos resolver bem no “segundo tempo” da jornada da organização.

Marketing é extremamente importante!

Como Marketing, entenda divulgação, ações para trazer mais pessoas ao evento e afins.

Isso é realmente importante e passa credibilidade ao evento, infelizmente não conseguimos manter nossos canais mais “sociais” como Facebook e Twitter sempre atualizados sobre a Conferência, o que gerou algumas dúvidas para possíveis patrocinadores e participantes do evento.

E, te digo que essa parte de divulgação é uma das mais complexas na minha humilde opinião, pois manter tudo atualizado, adicionar noticias no tempo certo, acompanhar como a coisa está acontecendo entre outras coisas é um trabalho árduo.

Visitar faculdades, empresas, apresentar a conferência e mostrar para seus “possíveis participantes” o por que é importante ir ao evento é algo bem complexo.

Apoio

Eu poderia falar sobre outros assuntos também, mas não quero me estender muito.

Por último, quero fazer alguns agradecimentos para finalizar essa postagem.

Primeiramente, acredito que tenho que agradecer muito a nossas “Namoradas/Noivas/Esposas/Companheiras” e tudo mais pelo apoio e suporte que elas nos deram nos 45 minutos do segundo tempo e no dia do evento também.

Quero também agradecer muito ao pessoal do BrazilJS que deu todo o suporte que precisamos para começar e alguns puxões de orelhas importantes para que o evento pudesse acontecer.

Quero agradecer aos nossos patrocinadores, não só por nos ajudar monetariamente, mas também por serem parceiros e amigos nesses dois dias da conferência.

Também é importante agradecer aos palestrantes que se deslocaram alguns de outros estados, alguns de outros países para compartilhar um pouco dos seus conhecimentos conosco.

Por fim, aos nossos participantes do evento que foram no dia ver as palestras, nos ajudaram a construir essa história juntos.

Meu muito obrigado a todos que nos ajudaram a construir essa história, sendo a primeira NodeConf na América Latina!

Feedback

Gostariamos também de ouvir o que vocês acharam desta edição da nossa Conf e o que poderiamos melhorar para as próximas!

~> Link para feedback

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.