Precisamos falar sobre os novos desenvolvedores!

Marcos Bérgamo
4 min readFeb 7, 2016

Talvez seja apenas um sentimento meu, mas mesmo que seja acho que é um ponto válido a compartilhar.

Conhecendo a casa nova!

Quando entramos em uma empresa nova de desenvolvimento, seja uma startup, uma consultoria, uma software house ou até mesmo grandes corporações, algo que me deixa um pouco intrigado é a falta de documentação para novos desenvolvedores.

Ainda não trabalhei em uma grande corporação, mas reza a lenda que eles tem manuais para tudo até como sentar, e coisas do tipo, não sou de duvidar, burocracia a alma do negócio(em alguns casos).

Mas, a escassez desses manuais torna-se um problema também, uma vez que estamos construindo nosso sistema desde o começo é fácil pegar todas as partes, entender e juntar as mesmas, entretanto, quando o sistema já está no ar, funcionando com diversas regras de negócio complexas e afins é realmente algo bem complicado de se assimilar.

Quando a equipe cresce precisamos ter um mecanismo para que nossos desenvolvedores possam fazer o bootstrap da nossa aplicação da maneira mais simples e rápida para que eles consigam se encontrar no código e produzir algo útil.

Falar é mais fácil do que entender o código

Como eu fiz o sistema, ou peguei ele desde o começo ou a versão 2.0 onde matamos tudo o que tinha na anterior é tudo muito claro na minha mente. Mesmo que usando as ferramentas mais comuns…

--

--