Integração de ideias

No dia 23 de março, quinta-feira, os alunos de Jornalismo do primeiro semestre tiveram uma aula de quatro créditos da disciplina de laboratório de Jornalismo. A cadeira é administrada pelos professores Marcelo e Fábian. Nesta aula, além dos estudantes de Jornalismo, estavam presentes 15 alunos vindos de diferentes colégios da capital, a fim de acompanhar um dia de aula do curso. Nos primeiros dois créditos, foram discutidos novos padrões do Jornalismo, com uma apresentação online dos professores. O segundo momento foi uma prática de integração entre os universitários e convidados.

Os professores solicitaram que os estudantes se organizassem em grupos que incluíssem no mínimo dois alunos convidados. Assim, além da dinâmica e do contato entre os alunos do Ensino Médio e os futuros jornalistas, houve um desafio para que juntos apresentassem os pontos positivos e negativos da internet aliada ao Jornalismo atual. Em um tempo determinado, os alunos puderam apresentar diversas justificativas e explicações sobre o novo modo de fazer Jornalismo digital, tais como sobretudo as redes sociais: Snap-Chat, Facebook, Instagram. Além disso uma série de pontos positivos como a velocidade de propagação de notícias também foram itens citados. Entretanto, assim como toda a profissão, o Jornalismo também possui pontos a serem melhorados. E novamente, em um tempo determinado os alunos foram capazes de citar uma sequência de quesitos a serem analisados, ressaltando em praticamente todos os grupos a ética como a maior e principal solução para tais problemas.

Ao final da experiência, notamos que os alunos das escolas progrediram durante o desenvolvimento da aula expondo melhor suas opiniões. Saíram da sala com uma melhor ideia sobre a cultura digital e sobre os meios de comunicação mais utilizados pela geração atual. Observamos também que houve uma conversa mais interativa entre os dois lados, assim como uma ideia mais aberta sobre o futuro da comunicação.

Show your support

Clapping shows how much you appreciated The Journalist’s story.