Podcast

Módulo áudio

Na aula da última quinta-feira (25/05), a proposta pelo Professor Marcelo foi a análise de alguns PodCasts que são programas de áudio ou vídeo, cuja principal característica é um formato de distribuição chamado podcasting. Podcasting é um meio de publicação de arquivos de mídia digital através de feed RSS, o que permite aos seus assinantes o acompanhamento ou download automático do conteúdo à medida que é atualizado. Diante de algumas opções para escolha, nosso grupo optou pelo Anticast que foi criado em 2011 por Ivan Mizanzuk, Marcos Beccari e Rafael Ancara. No seu início, o programa era dedicado especialmente para falar sobre design, comunicação e cultura. Hoje, é uma rede de podcasts com os mais variados temas.

O tema escolhido foi “Trump ataca a Síria” . A apresentação pelo programa foi a seguinte: “Neste programa, Ivan Mizanzuk, Filipe Figueiredo, João Carvalho, Ana Luisa Demorais Campos e Jaqueline Ganzert analisam o lançamento de mísseis que o governo Trump realizou em território Sírio no último dia 06 de Abril, após denúncias de que o governo Assad teria realizado um ataque de armas químicas contra sua população. O que sabemos de fato e o que é especulação? Que mensagem Trump quis passar com essa medida? Quais os atores que estão em jogo? Quais deverão ser os próximos passos? Haveria alguma possibilidade de isso se escalonar até um conflito de proporções mundiais?” Segundo o próprio site http://anticast.com.br

Basicamente, houve a análise do ataque americano e o uso de 59 mísseis lançados contra alvos militares sírios. No podcast, trouxeram convidados profissionais de determinadas áreas para um aprofundamento das acontecimentos, separando fatos de especulações. Obtiveram a análise dos Estados Unidos, do próprio governo Sírio, da Turquia e algumas narrativas da Rússia. Além disso, trouxeram uma avaliação dos gases usados pelos EUA, como o gás Sarin e do Cloro gasoso.

Conforme Ana Luisa Demorais Campos, formada em Direito Internacional, o uso de armas químicas são proibidas, pois não separa guerrilheiros que estão preparados para o combate de civis. De acordo com o Direito Internacional Humanitário, nesse caso, há o princípio da humanidade que traz a ideia de que a escolha do armamento não deve causar mais estrago do que o necessário para a incapacitação do oponente.

O Anticast é um podcast com fácil linguagem que gera um entendimento a todos. Não possui trilha sonora, fazendo com que o ouvinte se concentre totalmente e se sinta inserido no grupo de conversa.

Carolina, Juliana e Natália.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.