
This is Portugal: Visit Viseu
Na primeira publicação desta rubrica dedicada ao turismo nacional, não podia deixar de destacar a minha cidade, Viseu.
Viseu tem crescido de forma absolutamente estonteante durante estes últimos anos. O legado deixado por Dr. Fernando Ruas, antigo presidente da câmara municipal, foi bem entregue ao atual presidente, Dr. Almeida Henriques, que não se farta de destacar vezes sem conta a cidade de Viriato no mapa de Portugal.
É muito díficil saber-se por onde começar para descrever esta bela cidade, que conta com vários tesouros históricos, parques naturais de pura grandiosidade, passando por hotéis de qualidade, grandes eventos, boa gastronomia, e claro… a simpatia e humildade dos viseenses que tanto os caracteriza.
Desde que Viseu foi considerado por duas vezes como a melhor cidade para se viver em 2007 e 2012 pela DECO (uma proeza invejável por muitos), que Viseu tem elevado esse título a um outro nível.
Muito tem sido feito para a cidade e para quem cá vive, revolucionando por completo os principais pontos da cidade.

Viseu, cidade de eventos
Viseu é sem dúvida um dos grandes impulsionadores de eventos no interior do país. Em 2015, a Feira de S. Mateus levou um conceito totalmente diferente quer no seu design, como em toda a sua estrutura territorial, conseguindo nessa edição atingir 950 mil visitantes! (É mesmo de arrepiar a espinha!)
Música, Teatro, Cinema, Artes Plásticas, Gastronomia, Literatura, Exposições e muitos outros temas foram os focos da criação de novos eventos que prometem permanecer por muitos anos; nomes como Jardins Efémeros, Outono Quente, Tons de Primavera, Viseu Street Art, VistaCurta, Festa das Vindimas, Cavalhadas, Vinhos de Inverno e Festa 2 de Maio são já muito conhecidos do povo.

Viseu, cidade-jardim
Soa-te bem? Já desde 1936 que Viseu tem este título e não é de admirar. Vários são os parques urbanos que inundam a cidade com a sua beleza característica. O próprio parque Aquilino Ribeiro, parque da cidade, levou uma requalificação fantástica e agora é um ponto de passagem mais frequente de quem cá mora e nos visita. O parque do Fontelo também é um grande marco da cidade, bem como o Jardim das Mães, ou o Jardim de Santa Cristina. De referir também à ecopista do Dão, uma das maiores da Europa, situada na antiga linha ferroviária da Beira Alta.
Mas ainda não acabou. Grandes praças como a de D. Duarte, o Rossio e o Adro da Sé são pontos de visita obrigatória para os turistas e para quem queira beber um copo com os amigos à noite; aliás, a noite de Viseu tem como palco estes grandes tesouros históricos, uma ligação perfeita entre o antigo e o moderno.
E as ruas? Bem essas, são autênticos tesouros que dá vontade de as percorrer até ao fim; rua Formosa ou a emblemática rua Direita são alguns dos nomes.
E as rontundas? Pois, é mais um legado nosso. Viseu é a cidade com mais rotundas do país, mas não é apenas isso que nos dá orgulho. Cada rotunda tem o seu significado, a sua história, e é decorado com flores e luzes das mais variadas cores.

Viseu, cidade-vinhateira
Para quem não sabe, Viseu encontra-se numa das zonas mais requintadas do vinho português, a região Dão-Lafões. É aqui que sai o tão famoso vinho do Dão, aquele que nos caracteriza com mais um título, a de cidade-vinhateira.
Ultimamente tem-se apostado veemente nesta área, quer na sua produção como na sua divulgação. Novos eventos foram criados e tem sido uma aposta ganha pela câmara; por essa altura, várias quintas são abertas ao público para darem a conhecer as suas vinhas e degustar os seus vinhos.

Gastronomia
Viseu tem a sua cozinha tradicional e apresenta como ex-libris da cidade, o rancho á moda de Viseu, muito apreciado por quem cá passa. Vitela Assada à Lafões e Arroz de Carqueja são outros bons pratos em destaque. Mas não é só nos pratos que temos qualidade; o bolo de Viriato é um marco da doçaria viseense, com o seu formato em “V” e é confeccionado pela Confeitaria Amaral. Irresístivel! (já vinha agora um desses)

Viseu, cidade de Viriato
É o nosso herói, a nossa identidade. Viriato, guerreiro lusitano, é o orgulho histórico dos viseenses e é impossível não falar de Viseu lá fora, sem se falar nele. A sua estátua está situada na Cava de Viriato, zona esta que foi restaurada, e a sua forma territorial semelhante a um octógono foi recentemente utilizada como elemento gráfico para identificação da cidade.

Arquitetura e Arte
Os tesouros são imensos, diria até infindáveis. Museus como o de Grão Vasco, do Quartzo ou o museu Almeida Moreira levam a descobrir memórias, identidades e histórias por detrás das peças e obras apresentadas.
Mas há mais. E estão espalhados pela cidade, o que torna a descoberta destes Solares, Fontes, Janelas Manuelinas, Casas históricas, Portas, Igrejas e Capelas ainda mais aliciante.
A divulgação da cidade como a melhor cidade para viver tem sido uma aposta muito forte da câmara municipal, colocando todos estes conceitos aqui falados num patamar muito difícil de alcançar por outras entidades. A fasquia foi posta muito alta e penso que Viseu está a responder da melhor maneira. Existe tanto para oferecer aos turistas, o que faz com que estes tenham que ficar hospedados na cidade por uns bons dias para poder ver tudo.
Mas não são apenas os turistas que se deliciam com a nossa cidade. Grandes entidades estão a considerar cada vez mais a cidade de Viseu como uma oportunidade de crescimento dos seus negócios em vários sectores, o que faz crescer a cidade no ponto de vista económico.
Recentemente, Viseu criou uma marca que vai dar ainda mais importância a todos estes assuntos. “Viseu Marca” promete promover a cidade e colocá-la sempre um passo á frente das outras cidades nacionais. O futuro MUV (mobilidade urbana de Viseu) vimeo.com/153617674 e a utilização mais frequente do 360º nos dispositivos móveis para diferentes aplicações, são alguns dos grandes projetos que Viseu quer levar a obm porto, querendo estar na vanguarda da tecnologia.
“Visit Viseu” é o novo site de divulgação turística da cidade, em Português e Inglês, que pretende atrair os turistas com o seu design simples e atraente. Visitem o site em www.visitviseu.pt .
Viseu, a melhor cidade para se viver!