Como alcançar o sucesso na vida real utilizando as estratégias do jogo Pokémon Go.

Não sou usuário e nem pretendo ser.

Sou apaixonado pelos porquês do sucesso e fiquei muito curioso para tentar entender como um joguinho faz tanto sucesso de forma tão rápida.

Tenho estudado com muito afinco sobre padrões comportamentais, modelagem e cases de sucesso, então me perguntei: “O que será que está por trás do sucesso desse jogo? Será que ele utiliza os princípios da modelagem?”.

A modelagem envolve a observação e o mapeamento dos processos bem-sucedidos que formam a base de algum tipo de desempenho excepcional. Uma vez realizada a observação e o mapeamento desses processos, qualquer pessoa pode repetí-los e assim alcançar os mesmos resultados excepcionais de desempenho.

Resumindo: se você quer ter sucesso, basta olhar para quem já tem, observar e mapear os processos que fizeram essa pessoa ter sucesso e reproduzí-los.

Thiago Almeida, mas o que isso tem a ver com o jogo POKÉMON GO?

Esse joguinho “miserável” segue o modelo das pessoas de sucesso.

Tenho viajado o Brasil inteiro realizando seminários, falando desse modelo. Se você seguí-lo, terá sucesso!

Quer saber qual é esse modelo?

Então lá vai!

Vou descrever os 5 segredos do sucesso do jogo POKÉMON GO que, se você utilizar na sua vida, poderá colher resultados excepcionais de desempenho. Afinal, de tudo na vida podemos tirar o melhor.

OS 5 SEGREDOS DO SUCESSO DO JOGO POKÉMON GO:

1. A capacidade de ver o que AINDA não é real.

No jogo POKÉMON GO, o jogador precisa capturar os Pokémons espalhados pelas cidades. O aplicativo mescla as imagens capturadas em tempo real pela câmera do celular com as criaturas virtuais, fazendo com que o usuário, ilusoriamente, acredite que está vivendo a realidade.

Na vida REAL, se você quiser ter sucesso, terá que desenvolver a capacidade de ver o que AINDA não é real.

SONHAR! E de preferência ACORDADO.

Walt Disney fazia isso muito bem. Ele até tem uma frase muita conhecida que diz: “Depois que descobri que sonhos são feitos para serem realizados, nunca mais dormi para descansar, agora só durmo para sonhar.”

2. Ter um objetivo claro.

O objetivo principal no jogo POKÉMON GO, é capturar todos os Pokémons e fazê-los evoluir para vencer as disputas e controlar o maior número possível de ginásios.

Na vida REAL, é imprescindível ter um objetivo claro. Saber exatamente onde se quer chegar.

Sêneca já dizia: “Enquanto o homem não souber para que ponto quer ir, nenhum vento será vento certo.”

Imagine você em um carro na estrada, viajando sem saber para onde está indo. Se você não souber exatamente qual o destino da sua viagem, nada vai fazer sentido. As placas não farão sentido. A via na qual seguirá dirigindo não terá importância, você poderá estar numa ou noutra. Você gastará combustível demasiadamente e nunca chegará a lugar algum.

Com objetivos claros e bem definidos, você poderá concentrar seus esforços de forma mais forte, e assim realizá-los com mais assertividade.

3. Criar metas desafiadoras.

No jogo POKÉMON GO, é necessário caminhar pela cidade, andar de verdade e, muitas vezes, grandes distâncias para encontrar as criaturas. Sempre que uma criatura está por perto, o celular vibra e emite o ruído característico de cada um dos bichinhos. Vale lembrar que alguns deles são raros e não serão vistos em qualquer esquina.

Na vida REAL, ter metas escritas, desafiadoras e com data definida para a realização te impulsionam para frente, proporcionando um planejamento e motivo para trabalhar.

A meta escrita é uma representação externa dos seus desejos internos e um lembrete constante de que você precisa alcançar. E mais, elas têm um poder incrível de fazer você acreditar em você mesmo e, assim como no jogo, quanto mais desafiadora, melhor será sabor da conquista.

4. As pessoas são seus maiores recursos.

No jogo POKÉMON GO, para estimular a interação com outros usuários, alguns lugares das cidades como praças e parques, serão designados no jogo como ginásios. Para entrar em um ginásio, é preciso estar fisicamente próximo a ele. No local, os jogadores poderão se enfrentar usando seus Pokémons já conquistados (cada um deles com um poder diferente) e evoluídos. Quem vencer, fica com o ginásio.

Na vida REAL, se você quiser ter sucesso permanente, terá que entender que as pessoas sempre serão seus maiores recursos.

Há um provérbio africano que diz: “se você quer ir rápido vá sozinho, mas se quer ir longe, vá em grupo.”

A maioria das pessoas que não são bem sucedidas na vida, possui convicções negativas quanto às outras pessoas. Elas acreditam que possam ser enganadas, traídas, machucadas e por isso preferem não se relacionar. É verdade que isso tudo possa acontecer, mas também é verdade que se você não tiver disposto a arriscar, dificilmente terá sucesso.

Arrisque! Viva!

Se der errado, verifique o que pode ter sido a causa desse resultado, tente novamente consertando os erros e colha outros resultados.

Não desista!

Esse joguinho sem futuro nos ajuda a lembrar que, se evoluirmos, teremos melhores chances de ficar com o ginásio.

5. Reconhecimento

O jogo POKÉMON GO, até onde se sabe, não tem fim. Quanto mais pontos você fizer (conquistando Pokémons e ginásios), melhor. Existe a possibilidade ainda de, em uma futura atualização, o aplicativo disponibilizar um ranking mundial de jogadores.

Na vida REAL, o ser humano é movido desde a antiguidade por estímulos, sejam eles sensoriais ou psicológicos. Sensações de satisfação mediante estímulos físicos são tão importantes para o indivíduo, quanto estímulos provenientes de emoções ou sentimentos como, por exemplo, o amor, alegria, felicidade entre outros. O reconhecimento desencadeia uma série de reações que, de maneira geral, são imprescindíveis ao encorajamento humano.

Agora vocês podem entender o porquê do grande sucesso desse joguinho.

Que pena que esse sucesso trará grandes resultados apenas para os desenvolvedores do game.

Mas, espere!

E se você pudesse jogar o jogo da vida REAL utilizando esses mesmos princípios?

Quais seriam os resultados?

LEMBRE-SE dos 5 Segredos do Sucesso:

1. A capacidade de ver o que AINDA não é real.

2. Ter um objetivo claro.

3. Criar metas desafiadoras.

4. As pessoas são seus maiores recursos.

5. Reconhecimento

Espero conhecer a sua história de sucesso no mundo REAL.

Por Thiago Almeida.

Instagram: Thiago.Viva