Descubra por que a Inteligência Artificial está dominando o mundo

A Inteligência Artificial — IA tem se tornado parte do cotidiano das pessoas e quem adivinharia há 10 anos que o assunto seria notícia no nosso dia a dia em 2017. A mídia de hoje noticia desde carros autônomos a sistemas automáticos para diagnosticar doenças, estes e muitos outros são alguns títulos. Por exemplo:

  • Carros autônomos que transportam passageiros estão em teste
  • Drones autônomos que possuem capacidade de transportar 1 passageiro
  • Sistema automático capaz de diagnosticar câncer
  • Assistentes pessoais capazes de conversar com pessoas e auxiliar em tarefas

O fato é que a cada dia presenciamos pesquisadores e grandes empresas preocupadas com o dia a dia e ávidas por melhorias. Automatizar tarefas tem sido alvo de muitas pesquisas com o uso da IA. Geralmente, se existe algo que pessoas podem fazer em segundos é quase provável que máquinas podem automatizar o processo com métodos automáticos.

Inteligência Artificial — IA

O marco zero da IA começou com Alan Turing por meio do “Teste de Turing” que propôs um importante questionamento a respeito das máquinas pensarem, isso lá na década de 50, construindo uma simples afirmação:

As máquinas podem pensar?

Para a época, não existia muito ou nenhum relato a respeito da capacidade de máquinas pensarem. Turing contribuiu para área criando um conceito fundamental para a Inteligência Artificial, afirmando que:

Se computadores podem enganar um terço de seus interlocutores, fazendo-o acreditar de que ele é humano, logo ele estaria pensando por conta própria.

Hoje entendemos que IA são sistemas que possuem inteligência similar à humana por meio de mecanismos de software, de forma que, possam ser capazes de perceber seu ambiente e tomar atitudes que maximizam suas chances de sucesso.

Com o passar dos anos, a IA ganhou muita força com o advento da Aprendizagem de Máquina, um subcampo da área de IA focado no estudo de reconhecimento de padrões e da teoria da aprendizagem computacional para lidar com as incertezas dentro da IA.

Aprendizagem de Máquina ou Machine Learning

É um novo subcampo da IA com o objetivo resolver problemas focado no estudo de tornar os computadores capazes de aprender por meio do reconhecimento de padrões. A área surgiu como uma junção de grandes áreas como Inteligência Artificial, Estatística e Recuperação da Informação. Dentre as áreas, a Estatística utiliza teorias que lidam com a incerteza e a Recuperação da Informação lida com técnicas de recuperação de dados para extração de conteúdos.

Nesse sentindo, agora que você já sabe o que é um sistema inteligente e Inteligência Artificial, como tarefa de casa deixarei o seguinte questionamento:

Pense em um exemplo de IA presente no seu dia a dia. Qual seria ele?

Anote esse exemplo e compartilha comigo sobre ele. Tenho certeza de que você encontrará um :)

Voltando ao artigo, percebemos que IA não é mais considerada o futuro, e sim nosso presente, acho que todos já concordarmos com isso, certo? Se você não concorda comigo, sem problema, tente refletir sobre as ferramentas que você utiliza no seu dia a dia e também descubra quantas delas podem ser possíveis IA que você desconfia. Garanto a você de que pelo menos 1 (uma) você irá acertar.

Atualmente, um dos maiores especialistas da área de IA, Andrew Ng, afirma de que a IA é considerada como a nova eletricidade.

A eletricidade transformou indústrias: agricultura, transporte, comunicação, fabricação. Eu acho que nós estamos em uma fase onde a tecnologia IA avançou até o ponto em que vemos um caminho claro para transformar várias indústrias, (Andrew, 2017)

Conforme Andrew afirma percebemos a contribuição da Eletricidade para a sociedade impactando em vários segmentos, e similar aos dias atuais onde estamos vivendo a presença da Inteligência Artificial em vários ambientes, também vivenciamos uma ruptura na indústria que traz benefícios como a automação de processos e contribuições para áreas tais como medicina, educação, economia, games e robótica.

A Inteligência Artificial não só está mudando a forma como realizamos determinadas tarefas como também tem criado oportunidades para diferentes setores na indústria. Desde a automação de processos à criação de sistemas inteligentes que possam se adaptar ao ambientes, e você verá porque é importante está por dentro das mudanças.

O mercado de trabalho em IA

Nos EUA, a IA tem ganhado força com uma recente explosão de vagas para cargos como Cientista de Dados e Engenheiro de Aprendizagem de Máquina. Isso culminou em um espaço para profissionais especializados na criação, implantação e execução de sistemas inteligentes.

O impacto dessa nova profissão é de que não só profissionais da computação, como também estatísticos, matemáticos, geólogos e meteorologistas estão envolvidos na área, devido a necessidade de extrair informações relevantes. A necessidade destes profissionais algumas vezes é saber trabalhar com um grande volume de dados extraindo informações relevantes, então nesse tipo de trabalho o uso da Aprendizagem de Máquina resolve problemas de forma prática, pois a área une diferentes técnicas de Recuperação da Informação, Estatísticas e Inteligência Artificial. Portanto, abre espaços para diferentes profissionais.

O mercado brasileiro também entrou nessa história, algumas instituições como a Udacity tem preparado estudantes brasileiros e do mundo para o mercado de trabalho, a fim de tornar aptos a implantar modelos de aprendizagem e trabalhar com dados em diferentes áreas. Algumas certificações na plataforma são: Engenheiro de Machine Learning , Analista de Dados, Fundamentos de Data Science e Deep Learning.

Recentemente, a Udacity fechou uma parceria com a 99taxi com o objetivo de oferecer oportunidade de empregos aos estudantes graduados na plataforma. A plataforma do Google já possui parcerias com Viva Real, CI&T, Google, Facebook e Samsung.

Procurar uma certificação como essa ajuda você a sair na frente no mercado de trabalho. Recomendo fortemente procurar a lista de cursos da plataforma Udacity, Udemy e Alura e investir em você para atualizar seu currículo e ganhar novas experiências.

Exemplos de IA atualmente

Na indústria encontramos alguns exemplos que chamaram muita atenção recentemente em áreas, tais como Geografia, Psicologia, Medicina, Educação e Transporte.

Geografia

Usando análise exploratória de dados, The Guardian cria relatório sobre homicídios causados por policiais nos Estados Unidos, criando um panorama de todas as mortes causadas por policiais e outros agentes do Estado.

Psicologia

A pesquisadora Jessica Ribeiro da Universidade do Estado da Florida usa machine learning para prever se uma pessoa irá cometer suicídio até dois anos no futuro.

Medicina

O projeto Google Deep Learning AI mostra que é capaz de diagnosticar câncer mais rápido e com uma melhor precisão do que patologistas profissionais.

Educação

Um projeto de pesquisa desenvolvido pelo MIT Media Lab que ensina robôs a aprender a interação social para tomar de decisões a fim de educar crianças por meio da interação humana.

Transporte

Empresas como Google, Audi, Lyft e agora Waymo exploram projetos de veículos autônomos que possam conduzir passageiros e cargas sozinho, por meio de carros e até caminhões.

Gostou do artigo? Compartilhe com amigos e sua rede social. Se tiver alguma sugestão, dúvida ou qualquer assunto para discutir. Me segue no LinkedIn vamos conversar.

Reunir alguns links que ajudarão a compreender melhor sobre o assunto.

Leitura complementar