Como divulgar seu trabalho

Olá a você! Tudo bem? Vamos conversar um pouco sobre divulgação?

O assunto do post de hoje é bem interessante e me retrata o que eu próprio estou fazendo com a minha carreira como designer que é me divulgar. Que formas você acha que existem para divulgar seu trabalho? Vamos analisar 3 pontos neste post que mostram, de forma prática, como você pode aparecer como designer para o mundo. Vamos a essas dicas.

1. Crie um canal de comunicação

Você gosta de escrever? Escreva. Gosta de fazer vídeos? Faça. Gosta de falar? Elabore um podcast. Mas faça, amigo! Crie um canal de comunicação com o seu público, seja por qual meio você quiser. Um blog, um canal no YouTube, um podcast são coisas que nunca são demais. Os podcasts sobre design gráfico são muito poucos. Os que falam de design gráfico com software livre? Nenhum. Veja aonde tem maior necessidade e crie algo que você possa se empenhar para passar conteúdo e, consequentemente, divulgar seu trabalho.

2. Trabalhe muito!

Esse parece até meio óbvio, né? No último post eu já havia falado sobre isso mas nunca é demais relembrar. Trabalhe e mostre ao mundo que você trabalha. Tenha um portfólio, por mais simples que seja, bem atualizado. Use as ferramentas que a própria internet disponibiliza. Behance, Instagram, Pinterest e/ou seu site. Use essas ferramentas como sua forma de mostrar ao mundo que você é bom. Você vai se surpreender porque sempre chegam pedidos de orçamento quando você mantém o portfólio atualizado.

3. Participe do sucesso de outros

Essa dica é interessante e eu gosto sempre de falar sobre ela. Sabe aquele designer que você se inspira e que tem um trabalho incrível lá no Behance ou um podcast super legal que ele participou? Comenta lá! Além de você encorajar o designer, você ainda pode se divulgar. Mas como assim?

Bom, eu quero frisar aqui que eu não estou falando pra você escrever lá: “Que legal. Gostei. Vê o meu trabalho aqui.” Estou incentivando você a realmente se interessar. Pontuar pontos positivos, dizer o que você achou e se viu pontos negativos, descreva também.

Isso anima muito quem fez o projeto e o ajuda a melhorar ainda mais. De quebra, você pode deixar o link do seu site ou portfólio quando você comenta em sites e no Behance o seu perfil aparece lá. Desfrute dessas ferramentas e dessas oportunidades.

Bom, eu espero que você tenha gostado e que tenha novas ideias para divulgar seu trabalho depois desse post. Um grande abraço a todos e eu espero vocês amanhã em mais um vídeo lá no canal. Valeu!