Boa tarde Breno,
Bem observado esse é um método de VC simplificado. O objetivo dele é facilitar o cálculo e trazer um Valuation instantâneo desconsiderando possíveis variáveis que dificultariam a conta.
Com relação a descontar a receita é porque temos ano 0 até ano 5 na conta. Portanto o que uma receita no ano zero – a somatória das receitas do ano 0 a 5 / receita no ano zero = indicador.
Eu cheguei nesses indicadores de Valuation baseado em algumas teses de investimento da empresa que possuo junto com meus sócios. A tese utilizada consiste em hábitos de consumo, escalabilidade, replicabilidade, motor de marketing predominantemente pull e altas taxas de faturamento por usuário sem a necessidade de grandes quantidades. Dentro dessa tese observamos que quanto menos dinheiro uma startup fica (marketplace) mais próximo o valuation de ser negativo. Modelos de solução one side (sass, fintech, asurtechs), tem a tendência de serem muito positivos e rentáveis.
Como você chegou a indicadores de setor, praticamente você deve ter realizado as contas da mesma forma que eu. Se puder compartilhar os seus indicadores ajudaria muito a todos nós haha
Te enviei um e-mail para marcarmos um café!
Obrigado pelo comentário,
Thiago
