Guia de sobrevivência para notas visuais

Monte um livro de bolso para lhe guiar nas suas anotações.

Thiago Esser
2 min readJan 23, 2018

Retirado dessa apresentação. Baseado nos livros de Mike Rohde e Dan Roam.

1. Pegue uma folha A4 e dobre duas vezes.
2. Na parte superior esquerda, escreva uma frase encorajadora e desenhe as 6 formas geométricas essenciais para desenhar praticamente qualquer coisa, como mostra Eva-Lotta Lamm (um, dois, três, quatro, cinco, seis, sete…).
3. Na parte superior direita, consolide o seus tipos de letra feitas à mão (minúsculas, maiúsculas, negrito, vazada…).
4. Na parte inferior esquerda, desenhe os ícones que podem ser usados de forma recorrente no seu dia-a-dia, conceitos que provavelmente se repetirão na maior parte das suas notas.
5. A parte inferior direita é o espaço para agregar as principais formas de estruturar uma nota visual numa folha de papel ou quadro, além de elementos visuais que liguem suas ideias e “caixinhas” em que elas podem ficar.
6. Após dobrar a folha ao meio, na parte direita interior do SEU LIVRO (!) você escreverá as 7 perguntas que lhe ajudam a se orientar por uma nota (5W2H ou 6W).
7. Na parte esquerda interior vai o o SQVID do Dan Roam, que são formas de definir que imagens você escolherá (simples ou elaborada, qualitativa ou quantitativa, representando a visão de um plano ou sua execução…).
8. A contracapa é um bom espaço para registrar diagramas de Venn como os desses exemplos: um, dois, três. Ou também planos cartesianos para priorização e agrupamentos de ideias, como esse aqui: um, dois, três.
9. Gran finale: uma capa bonitona, assinada por você como autor-a.

Exemplos de algumas notas visuais minhas

Resumo de release de software.
Resumo de palestra.
Resumo de viagem.

E agora? Se trabalha com produtos e serviços digitais como eu, há diversas aplicações que eu sugiro nessa apresentação. Mas é claro, as notas visuais funcionam para qualquer profissão e também para coisas mais pessoais. Se quiser mais exemplos, me acompanhe no Instagram.

--

--