Guia de sobrevivência para notas visuais

Monte um livro de bolso para lhe guiar nas suas anotações.

Thiago Esser
Jan 23, 2018 · 2 min read

Retirado dessa apresentação. Baseado nos livros de Mike Rohde e Dan Roam.

1. Pegue uma folha A4 e dobre duas vezes.

2. Na parte superior esquerda, escreva uma frase encorajadora e desenhe as 6 formas geométricas essenciais para desenhar praticamente qualquer coisa, como mostra Eva-Lotta Lamm (um, dois, três, quatro, cinco, seis, sete…).

3. Na parte superior direita, consolide o seus tipos de letra feitas à mão (minúsculas, maiúsculas, negrito, vazada…).

4. Na parte inferior esquerda, desenhe os ícones que podem ser usados de forma recorrente no seu dia-a-dia, conceitos que provavelmente se repetirão na maior parte das suas notas.

5. A parte inferior direita é o espaço para agregar as principais formas de estruturar uma nota visual numa folha de papel ou quadro, além de elementos visuais que liguem suas ideias e “caixinhas” em que elas podem ficar.

6. Após dobrar a folha ao meio, na parte direita interior do SEU LIVRO (!) você escreverá as 7 perguntas que lhe ajudam a se orientar por uma nota (5W2H ou 6W).

7. Na parte esquerda interior vai o o SQVID do Dan Roam, que são formas de definir que imagens você escolherá (simples ou elaborada, qualitativa ou quantitativa, representando a visão de um plano ou sua execução…).

8. A contracapa é um bom espaço para registrar diagramas de Venn como os desses exemplos: um, dois, três. Ou também planos cartesianos para priorização e agrupamentos de ideias, como esse aqui: um, dois, três.

9. Gran finale: uma capa bonitona, assinada por você como autor-a.

Exemplos de algumas notas visuais minhas

Resumo de release de software.
Resumo de palestra.
Resumo de viagem.

E agora? Se trabalha com produtos e serviços digitais como eu, há diversas aplicações que eu sugiro nessa apresentação. Mas é claro, as notas visuais funcionam para qualquer profissão e também para coisas mais pessoais. Se quiser mais exemplos, me acompanhe no Instagram.

Thiago Esser

Written by

Product Experience Manager @ Linx | www.thiagoesser.com.br | Co-founder of www.uxconf.com.br

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade