#2 Cultura de produto: Project Manager vs Product Manager

Thiago Ferro
5 min readMar 30, 2020

--

Quando eu decidi escrever sobre minhas experiências pela primeira vez lembro que fiz isso para tentar ajudar pessoas que estivessem enfrentando os mesmos problemas.
Antes de começar a escrever este artigo refleti sobre os principais problemas que tenho enfrentado para escolher temas relevantes, que gerassem valor.

Como passei 10 anos dentro de um dos maiores bancos do país, tive o privilégio de participar ativamente talvez da maior transformação digital dentro do sistema financeiro Brasileiro.
Para se fazer uma transformação desse tamanho é preciso entender que as pessoas não mudam o jeito de enxergar e fazer as coisas do dia pra noite, por isso resolvi criar uma série de artigos relacionados à esse tema: Cultura de Produto - Este é o motivo pelo qual as empresas buscam a transformação.

Introdução feita, agora vou começar a escrever efetivamente sobre o tema.

Project Manager

Quando comecei a trabalhar com desenvolvimento de software (2013) os nossos objetivos eram garantir que o escopo definido fosse entregue na data planejada. Para que isso fosse possível, alguns desenvolvedores seniors junto com o Gerente de Projetos passavam horas dentro de salas de reuniões para conseguir estimar quantas horas de desenvolvimento aquele projeto levaria do início ao fim.
Quando a data era encontrada, um artefato próximo desse era gerado:

Esse documento era apenas um dentre vários outros que descreviam inclusive como o projeto (chamado de requisitos do projeto) deveria funcionar nos mínimos detalhes, mesmo meses antes de algum desenvolvedor começar a desenvolver. É aí que surge o Modelo em Cascata:

O Modelo em Cascata (do inglês: Waterfall Model) é um modelo de desenvolvimento de software sequencial no qual o processo é visto como um fluir constante para frente (como uma cascata) através das fases de análise de requisitos, projeto, implementação, testes (validação), integração, e manutenção de software.
Fonte: Widipedia

Logo, o papel do Gerente de Projetos está relacionado com o gerenciamento de atividades e processos para garantir que tudo saia conforme planejado: garantir que o projeto esteja on time com o cronograma, divulgar fases do projeto para os demandantes/áreas de negócio, reuniões de status report e geração desses documentos.

Algumas considerações sobre essa abordagem (tanto do Gerente de Projetos quanto da metodologia Cascata):

  1. Documentações longas: Em tempos de VUCA, gerar documentos longos antecipadamente que descrevem funcionamentos que talvez não façam mais sentido quando forem desenvolvidos.
  2. Falta de conhecimento: O time de projetos não tem conhecimento sobre os problemas nem produtos, eles só conhecem o escopo que estão atuando até irem para outro projeto.
  3. Escopo: Na maioria dos casos, Project Managers trabalham com escopos pré determinados, o que vai na contra mão da agilidade e da volatilidade do mercado.
  4. Projeto vs Entrega de valor: Normalmente o incentivo para esses times está relacionado com o que Marty Cagan chama de mercenários. Já presenciei projetos sendo executados que não tinham necessidade de existir e pior, ninguém do time estava preocupado com isso. A preocupação vinha do incentivo: Entregar.
  5. Tempo de entrega: O projeto é entregue somente no final, deixando de gerar valor com incrementos pequenos ao longo do tempo.
  6. Tempo de resposta: Como o projeto é entregue de uma vez, o time fica cego para responder à mudanças de mercado ou até mesmo aprendizados - Aprendizados de produto que poderiam mudar completamente o rumo do projeto.

Product Manager

Em um artigo anterior escrevi sobre o papel do Product Manager então vou resgatar alguns pontos principais e focar nas diferenças.

De todas as definições que eu conheço a que mais me agrada é que o Product Manager é o CEO do produto no sentido de construir o produto certo, para o usuário certo no momento certo.

Também tenho utilizado como mantra no meu dia a dia a definição do Martin Eriksson: Product Management é definido pela intersecção entre business, user experience e technology. Eriksson defende que um bom PM deveria ter uma boa experiência em pelo menos um desses temas, apaixonado pelos 3 e além disso familiarizado com os profissionais todos.
Recentemente me perguntaram quais dos 3 conhecimentos eu priorizaria na hora de encontrar um PM. Minha resposta foi clássica, "depende", porque realmente depende do tipo de desafio que você tem. Se for algo mais consumer facing priorizaria user experience, por exemplo.

Pelo que pode ser observado até aqui, em nenhum momento falamos sobre timelines de entregas, cronogramas, escopos e documentos.

Como as diferenças entre Project Manager e Product Manager são tantas, vou tentar me concentrar nas principais:

Diferenças

  • O Product Manager está preocupado em encontrar e resolver problemas que tragam benefícios para os clientes e empresas enquanto Project Manager está preocupado em garantir que o escopo acordado seja executado conforme previsto.
  • O Product Manager se questiona sobre O que e Porque enquanto o Project Manager se preocupa com O como.
  • O Product Manager investe a maior parte do seu tempo em processo de descoberta enquanto o Project Manager investe mais tempo em processo de entrega.
  • O Product Manager persegue outcomes enquanto o Project Manager persegue outputs.
  • O Product Manager acompanha métricas do produto para otimizá-lo e garantir maior adesão enquanto o Project Manager acompanha prazos e indicadores de qualidade que darão visibilidade sobre a completude e entrega.
  • O Product Manager normalmente fala mais sobre cliente enquanto o Project Manager fala mais sobre projeto.
  • O Product Manager normalmente fala mais sobre problema enquanto o Project Manager fala mais sobre escopo.
  • O Product Manager normalmente fica entediado com reports enquanto o Project Manager faz isso com brilhantismo.
  • O Product Manager tem hard skills diferentes, relacionados a problem solving, análises quantitativas e qualitativas, profundo conhecimento do mercado, produto e cliente enquanto o Project Manager tem bons conhecimentos sobre ferramentas que ajudem a dar visibilidade sobre o andamento das atividades, encadeamento, gargalos, gerenciamento de expectativas etc.

Isso não é, de forma alguma, uma crítica aos Project Managers nem à necessidade da existência do papel. Gostaria de considerar que são profissionais que podem se complementar e inclusive trabalharem juntos dependendo do desafio.

Se um dia te perguntarem qual é a diferença entre Project e Product Manager e você se lembrar dessa frase, eu atingi meu objetivo com esse artigo:

Fall in love with the problem, not the solution!

Uri Levine, cofounder do Waze.

--

--

Thiago Ferro

Just me sharing my own experiences and knowledge in Product Management and Life. Head of Product @ XP Inc.