Ansiedade

Criando e Mantendo a Calma

Sentir ansiedade é uma coisa boa - desde que aconteça em situações onde a ansiedade é útil. Se você está sendo perseguido por um animal, as mudanças físicas que você experimentará - respiração rápida, tensão muscular, coração acelerado - o ajudarão a fugir. Então, seu sistema sempre fará o melhor para deixá-lo ansioso quando você precisa estar.

O problema é que podemos ter o mesmo sentimento quando temos uma apresentação e enquanto um pouco de tensão pode nos ajudar a focar, qualquer coisa mais forte pode nos fazer lutar com nossas palavras, suar profusamente, etc. Mais uma vez, essa tensão é boa para evitar um animal furioso - mas não é tão boa quando você quer falar e pensar claramente .

Então aceite que você ficará tenso por um bom motivo às vezes - são apenas os momentos em que você não precisa disso, que é o problema.

Mas e as outras vezes? E sobre essa apresentação? E quando você está fazendo um teste? Como você pode se tornar mais calmo com essas coisas?

Prática: perfeição e calmaria

A única maneira de ficar mais calmo em uma determinada situação é estar naquela situação com freqüência. Se você quer ficar calmo durante uma briga, faça artes marciais.

Se você quer ficar calmo durante o discurso público, pratique o discurso público ou pelo menos seja o centro das atenções.

Se você quer ficar calmo durante uma entrevista, vá em muitas delas, vá para a prática de sessões de entrevista, leia livros sobre eles. Se você quer ser um bom líder, seja um líder.

Se você quer ficar calmo em geral, saia da sua zona de conforto com frequência e assume muitos riscos. Quando alguma coisa lhe dá medo, torne-se um mestre disso. Quanto mais você experimentar o medo e o desconhecido, mais você saberá como lidar com ele também.

Ninguém é magicamente bom ou calmo em alguma coisa. Sempre há experiências e história por trás da pessoa, que você normalmente não vê, o que os faz parecer tão naturais nisso.

Não me preparei: e agora?

Ao longo do tempo, essa resposta de pânico pode se tornar um hábito para o seu cérebro no que é conhecido como "reatividade automática".

Desacelerar e concentrar-se nas respostas físicas individuais que você está enfrentando pode ajudá-lo a aprender a identificar o que se sente quando está estressado ao máximo.

Estudos também mostram que este processo consciente de perceber o que está acontecendo no seu corpo pode ajudar a treinar os hábitos automáticos do seu cérebro.

Observe cada coisa que está acontecendo em seu corpo, mas tente evitar julgá-lo. Por exemplo, se você está preocupado em fazer um exame final que está em apenas alguns minutos, você pode citar para si mesmo frases/mantras positivos e tente manter suas observações tão neutras quanto possível.

Respire fundo. Quando o seu corpo entra "modo de luta", seu sistema nervoso simpático pode enganar-se com sua respiração. Você pode achar difícil respirar quando você está estressado, mas é importante concentrar-se em tomar longas e até respirar. Isso irá restaurar o oxigênio para o seu corpo e diminuir o lactato na corrente sanguínea, fazendo você se sentir mais calmo e relaxado.

Você provavelmente notará que quando você está estressado ou chateado, sua respiração parece vir do topo do seu peito, até mesmo da garganta. Foque para respirar do seu diafragma em vez disso. Coloque uma mão na parte inferior do abdômen logo abaixo das costelas e outra no peito.

Inale lentamente pelo nariz. Aponte para respirar por 4 vezes se puder. Você deve sentir sua barriga se expandir junto com seu peito enquanto você inspira: esta é a respiração diafragmática.

Mantenha a respiração por 1-2 segundos. Então, expire lentamente pelo nariz ou boca. Aponte para expirar para numa contagem de quatro, se você puder. Repita este processo 6-10 vezes por minuto durante alguns minutos.

Você também pode achar útil recitar um mantra enquanto respira, ou contar suas respirações para evitar que você se distraia. Um mantra pode ser uma sílaba, como "om", ou pode ser uma frase, como "respirar no meu corpo [ao inalar], expirar a liberação [enquanto exalar]”

Eu particularmente utilizo contagem, já que números são naturalmente neutros.

Como citei em outros textos: equilíbrio e neutralidade.

Paz Profunda

🙇