Mil serão desorganizados à tua esquerda e dez mil à tua direita, mas tu, não serás desorganizado.

É inadmissível um atendimento não ser organizado. Você, mais do que ninguém, tem que dar o exemplo.

Continuando com o estudo da “Mão de um Atendimento”, hoje nós vamos falar sobre o 4º Pilar: Organização. Se você não leu os outros, recomentando dar um pulinho antes.

É fundamental você organizar os arquivos de maneira intuitiva, porque os arquivos das campanhas não são seus e sim da agencia. Por tanto, é importante pensar que se você sair um dia, outra pessoa tem que saber andar em meio a tantos arquivos. Não é necessário você criar organizações complexas, só um “Cliente X>Ano 201Y>Campanha Z” já começa a ajudar. Particularmente aqui na agencia existe toda uma nomenclatura onde todo mundo tem que respeitar — tanto atendimento quanto a equipe de criação — e isso já ajuda BASTANTE.

É bem comum ver em nosso mercado as pessoas salvando arquivos com nome “_final”, “_final2”, “_finalfinal” e por assim adiante, e é muito vergonhoso, na minha opinião, enviar um arquivo com um nome desses. Mas isso não pode te impedir de ser organizado. O mínimo que se espera ao nomear um arquivo é colocar o nome da campanha e/ou da peça. Então, chegou para você um arquivo com esse nome? Altere o nome e aí envie para o cliente. E depois de enviar, salve no seu próprio computador para criar uma organização. Afinal, organização de um Atendimento tem que ser impecável.

Mas você só vai ver o real benefício de uma organização bem-feita quando o cliente te pedir um arquivo de 2 anos atrás. E isso acontece MUITO, acredite. Já tive diversos casos onde os clientes, por alguma razão, quiseram arquivos antigos e se nós não tivéssemos uma organização iria ser bem mais difícil de achar. Imagina você procurar a versão final de um arquivo com nomes “_final”, ”_finalfinal”, “_finalmesmo_” e etc.

A organização de nome de arquivo é apenas um exemplo de como o Atendimento tem que ser organizado, existe diversas outros pontos onde é importante ele ser organizado. Por exemplo: faça um cronograma de peças do seu cliente e mensalmente mostre para o seu chefe. Dessa maneira vocês vão sempre ter a real noção do trabalho que estão prestando para o cliente.

Enfim, organização é uma peça muito importante no nosso meio, e se você se descuidar por um minuto, seu trabalho irá se tornar uma bagunça. Vamos ser bem organizados no nosso trabalho, pode dar uma preguiça no começo mas acredite, vale a pena ;)

Caso você queria ver mais sobre a “Mão de um Atendimento”, fique ligado que eu vou postar tudo aqui.

Muito obrigado pela leitura
Aguardo o seu feedback ;)
Beijos,
Thiago Graber