O maior elogio que o Atendimento possa receber é a ausência de problema.

Os criativos ganham aplausos, elogios e até prêmios, já o atendimento não. Mas pode ter certeza que o seu maior elogio é a falta de um problema.

Thiago Graber
2 min readFeb 2, 2017

Depois de formado eu senti uma necessidade de continuar estudando Comunicação. Mesmo não estando matriculado em nenhum curso eu comecei a desenvolver sozinho um estudo com o objetivo de me tornar um profissional melhor. Foi nesse momento que junto com meu chefe, Alexandre Coreixas — que talvez seja o redator mais atendimento que eu já vi na vida — e com a minha equipe que pensamos em como podemos melhorar o nosso trabalho. E assim, desenvolvi o que chamo de “ Mão de um Atendimento”.

A Mão de um Atendimento consiste em um estudo sobre 5 pilares que todo atendimento tem que ter para ser um profissional melhor. Eu não espero que você seja excelente em tudo, mas você tem que ter um alto nível nessas habilidades. Nenhuma habilidade é melhor do que a outra, elas são apenas complementares.

O primeiro Pilar a ser discutido é: Atenção. O profissional de Atendimento tem que ter bastante atenção durante o seu trabalho, seja no momento da criação do briefing ou até em uma reunião ao fazer suas anotações. Pode ser uma coisa bem óbvia a ser dita mas deixa eu te mostrar como a falta dela quase prejudicou o nosso trabalho.

Na sexta-feira de manhã tive que fazer um briefing, rápido, para a equipe de criação derivar uma campanha com mais de 10 peças de ativação no PDV. Entre elas, o cliente pediu uma mesma peça que possuía três formatos. Como todos estávamos com pressa, pois o prazo era para o mesmo dia, alinhei com a equipe e seguimos com o job. No final daquele dia deu tudo certo e enviamos para o cliente. Chegou segunda-feira, o cliente aprovou e era hora de finalizar. No meio dessa confusão, percebi que no briefing tinha ido apenas 1 formato dessa peça e foi aí que me toquei do erro. Como todos ficaram com dúvidas sobre como iríamos seguir, fui falar com o cliente para confirmar como seria. Um e-mail ali e outro telefone lá, demoramos até ter a resposta final mas conseguimos.

A campanha foi entregue e o cliente ficou satisfeito, mas nós tivemos um problema aí no meio. Enquanto esperávamos uma resposta do cliente, a equipe de criação parou tudo e por causa disso nós atrasamos os Jobs dos outros clientes que não tinham nada a ver com isso.

Por tanto, senhoras e senhoras, nós temos que ter bastante atenção no nosso trabalho, pois o maior elogio que um atendimento possa receber é falta de um problema. Ninguém vai te dá os parabéns se o Job for entregue certinho, mas você sabe o que vai acontecer se algo der errado, né?

Esse foi o primeiro pilar da Mão de um Atendimento. Se você ficou interessado nos outros, fique ligado que eu vou postar aqui mesmo.

Muito obrigado pela leitura
Aguardo o seu feedback ;)
Beijos,
Thiago Graber

--

--