O empreendedor que conquistou um país com U$4.500

A cada dia que passa aparecem novos negócios para atender necessidades e desejos das pessoas. Os empreendedores que descobrem estes mercados inexplorados crescem muito rápido, mas a velocidade cai conforme aparecem concorrentes. Até que, por fim, o crescimento pode parar.

Imagine agora que você está num mercado completamente saturado, com muita concorrência. Num exemplo prático, como você faria para lançar uma marca nova de aparelhos de barbear que se tornaria um páreo duro para a Mach 3 da Gilette, conquistando todo o território nacional em pouquíssimo tempo?

Uma campanha de marketing digital bem-sucedida foi tudo que a Dollar Shave Club precisou pra conseguir. Está se perguntando qual foi o preço disso? Míseros 4.500 dólares.

Michael Dublin, fundador da Dollar Shave Club, junto com uma ex-colega de trabalho produziram o vídeo “DollarShaveClub.com — Our Blades Are F***ing Great” investindo 4.500 dólares, um vídeo sobre sua empresa que foi publicado no Youtube. O resultado desse vídeo foi uma demanda enorme nos dois dias depois da postagem: conseguiram 12.000 novas adesões ao plano mensal do negócio. Recentemente a Dollar Shave Club havia atingido a marca de 2 milhões de membros e foi vendida para a Unilever por 1 bilhão de dólares.

A oferta não tinha nada de extraordinário: você pagaria 1 dólar por mês para receber lâminas de barbear na sua casa. O que o destacou dos outros foi a maneira que ele disse isso.

A campanha cativou o público. Os segredos desse sucesso são:

· O tom de voz e a linguagem própria para o público alvo

· A mensagem comunicada de forma simples, direta e autêntica

· Mostra a solução de um problema que incomoda muitas pessoas

· Usa uma figura que o público se projeta e se identifica, o próprio Michael

· Vende os benefícios do produto, não o produto em si

A marca é autêntica, engraçada, sarcástica e inovou a oferta de um produto comum baseado nos problemas enfrentados pelos consumidores. A campanha em tom satírico viralizou imediatamente após seu lançamento e elevou o negócio para níveis nacionais.

E todo esse desempenho se deve ao marketing digital. Somente com esse artifício foi possível atingir uma escala tão grande em tão pouco tempo e com pouco dinheiro. A campanha era tão engraçada que as pessoas se identificaram de maneira muito profunda e compartilharam o video entre si, fazendo acontecer o marketing boca-a-boca.

A internet dá oportunidade para todos. Você vai aproveitar a sua?