ALL IN — A jogada arriscada de Bolsonaro

Quer entender a decisão de Bolsonaro? Leia, entenda e aceite ou não

Thiago Holanda Dantas
vanitas
3 min readMar 25, 2020

--

Algumas pessoas estão utilizando essa expressão para demonstrar a jogada de Bolsonaro, que foi manifestada no seu último pronunciamento[1]. “All-in” é uma expressão inglesa usada no jogo de poker, que é marcado pela dissolução e esperteza ou o famoso blefe, A jogada de “colocar todas as fichas na mesa”, acontece quando se tem uma mão muito boa e você tem certeza que irá ganhar ou se tem uma péssima mão e quer enganar o adversário com um blefe. Bolsonaro resolver jogar tudo. Mas por que?

Donald Trump falou em entrevista ontem(24/03), que quer as fronteiras reabertas e até a páscoa(12/03), um plano emergencial de auxilio às empresas e os cidadãos de 2 trilhões será votado no congresso norte-americano[2]. O esforço é de guerra e quem chegar à frente economicamente acredita que sairá ganhando. A china já mostra sinais de recuperação econômica, no dia 22/03, o vice-presidente do Banco Popular da China, Chen Yulu , disse a repórteres em Pequim:“Os indicadores econômicos provavelmente mostrarão uma melhora significativa no segundo trimestre e a economia chinesa retornará rapidamente ao nível de produção potencial ”[3]. A guerra econômica entre China e os EUA continua a todo vapor. Porém, Trump tem uma carta na manga, a jogada de Trump e de Bolsonaro para vencer a guerra contra a resseção e a China, tem a ver com a pesquisa sobre o uso de cloroquina e hidroxicloroquina, duas drogas utilizadas para malária e outras doenças, que parece ter tido bons resultados[4], testes já estão sendo feitos, porém, a droga se administrada de forma errada, pode matar[5].O min.da saúde brasileiro, Henrique Mandetta, anunciará nessa quarta resultados de estudos realizados pela fiocruz e outras universidades pelo mundo, mostrando se o medicamento, tem de fato, algum resultado positivo[6]. Mas será que Bolsonaro e Trump estão certos? Ninguém sabe, a questão que se faz é se realmente era necessário um “all-in”? Bolsonaro não tem o traquejo de jogador e vendedor de Trump, muito menos sabe fazer uma “poker face”. Não temos como saber se sua cara é de uma excelente mão ou de mais profundo desespero. Com essa jogada arriscada, seu capital politico, que já está se esvaindo nessa crise, pode ir por água abaixo e somente seus fieis adoradores ficarão ao seu lado. Ou Bolsonaro é um gênio, que anteviu a próxima jogada, e resolver sair na frente economicamente e toda essa crise causada pelo coronavirus ficará para trás, ou é um completo idiota, que verá milhões morrendo de uma “gripezinha”, sendo escorraçado pelo povo e pelo congresso nacional para a latrina da história. Só o tempo irá dizer.

--

--

Thiago Holanda Dantas
vanitas

Teólogo, professor, licenciatura em filosofia, missionário e escritor de blog. instagram.com/vanitasblog . Segundo colocado da 3ª Chamada Ensaios do Radar abc2