Até os eleitos seriam enganados: Um alerta aos cristãos-bolsominions

Thiago Holanda Dantas
vanitas
Published in
4 min readNov 15, 2018

Então, se alguém vos anunciar: ‘Vede, aqui está o Cristo!’ ou ‘Ei-lo ali!’ Não acrediteis. Pois se levantarão falsos cristos e falsos profetas e apresentarão grandes milagres e prodígios para, se possível, iludir até mesmo os eleitos. Vede que Eu o preanunciei a vós!Mt.24.23–25

Um dos alertas de Cristo para seus discípulos, acerca do final dos tempos, seria a multiplicação de messias, lideres, pessoas que tomariam para si a alcunha de ser o Cristo. E também haveria profetas, mensageiros, que anunciariam e validariam sua mensagem, anunciando os encantos que esse ser iluminado faria.

Jesus convida à vigilância, e somente os eleitos poderiam enxergar as astúcias do anticristo. Seriam aqueles que denunciariam todas as mentiras, transvestidas de verdade, suas enganações, milagres, feitos, que enganariam a muitos, menos seus escolhidos. Entretanto, esses falsos milagres, sinais e maravilhas, poderiam levar os eleitos à enganação. Jesus deixa claro, “se possível”, εἰ δυνατόν (Mat. 24:24 ), podemos ter uma dupla interpretação: A primeira, sim, é possível enganar os eleitos, os esforços do anticristo serão tão grandes que os eleitos seriam enganados, ou, a segunda, de maneira nenhuma, nenhum esforço do anticristo poderia enganar os eleitos. Pelo versículo 25, “Vede que Eu o preanunciei a vós!”, podemos concluir, ser possível, que Jesus esteja colocando em dúvida aqueles que se acham eleitos e também que os eleitos possam ser enganados. Em suma, nas duas interpretações, o alerta é para todos, eleitos ou não-eleitos. Ninguém deve baixar à guarda.

Os seguidores do verdadeiro messias deviam ficar alertas, pois eles poderiam ser enganados, o anticristo poderia já estar entre eles, e eles não notariam se fechassem seus olhos por um instante.

Não querendo acusar, manipular as escrituras ou chamar nenhum candidato politico de anticristo, o que já foi feito por muitos (vide,César, Hitler, Stalin, Gorbachev e muitos outros), mas sim, fazendo uma análise de nossa situação politica atual, parece que os que se dizem eleitos têm sido enganados por propostas políticas e por pretensas benesses que o governo vindouro trará.

Parecem ter esquecido o aviso claro de Cristo à vigilância, pois o inimigo poderia estar às portas. Basta um governante dizer que é cristão ou ter uma agenda próxima aquilo aceito pelo mainstream gospel, que ele já é automaticamente ungido como o salvador da pátria e a guarda é abaixada. A máquina institucional evangélica, que deveria estar sendo usada para alimentar o pobre, cuidar da viúva e propagar o evangelho, é usada para promoção do candidato, uma relação promiscua entre política e religião, poder e fé. A noiva de cristo se prostituindo por um plano econômico e uma projeção politica. Como esses pastores poderão ser críticos ao novo governo, com uma relação tão estreita e confusa? Onde a relação profética da igreja estará nesse estado tão promiscuo?

Temos como exemplo, a vida do profeta Jeremias, que anteviu o exílio do povo hebreu, alertando-os por volta de 23 anos, mesmo não sendo ouvido. (Jr.25), esse exílio durou cerca de 70 anos. Em certa ocasião, o profeta foi chamado ao palácio real, para profetizar em favor do governante, antes dele, muitos outros profetas foram chamados e profetizaram paz e um bom futuro para Israel e o Rei. Jeremias, diferentemente destes outros profetas, fala a realidade, a mensagem vinda diretamente do Eterno: “Onde estão agora os vossos profetas, que vos profetizavam, dizendo: O rei de babilônia não virá contra vós nem contra esta terra?”(Jr.37.19), esses eram profetas que anunciavam paz, onde não havia paz(Jr.8.11), profetas comprados, mentirosos, com mensagens enganosas, pregadores de falsas boas novas, que estavam tão comprometidos com o poder, que não conseguiam enxergar que a guerra e a destruição estavam próximos. Calaram-se diante das mazelas dos governantes. Com profetas corrompidos, o povo padece.

Jeremias, com seu posicionamento, falando a verdadeira mensagem de Deus, foi preso e posto em um calabouço(Jr.38), esse foi o preço a pagar por não se alinhar ao governo. Deus faz um alerta aos falsos profetas dizendo: “Tenho ouvido o que dizem esses profetas que proclamam mentiras em meu Nome, afirmando: ‘Eis que tive um sonho! Tive uma visão!’ Até quando os profetas continuarão a profetizar mentiras e as ilusões de suas próprias mentes?”(Jr.23.25–26)

Esses ditos profetas se assemelham aos pastores e lideres cristãos, que trocam a vigília e a atenção permanente, por um plano econômico, uma agenda anti kit-gay, endurecimento contra os marginais ou qualquer outro alinhamento ideológico, que encanta os crentes e os faz deixar sua vigilância constante.

Somos chamados por Cristo à desconfiança com os poderes políticos, somos aqueles que verão o Anticristo antes de todos,temos essa missão, ser o farol que anunciará, mesmo em meio ao poder econômico ou militar, que o anticristo está em nosso meio! Não podemos nos embaraçar com os negócios dessa terra e nem nos enrolar em seus planos miraculosos. Nosso papel é de sermos céticos à qualquer agenda política, de direita ou esquerda, estar mais alerta a políticos ditos salvadores da pátria, populistas ou qualquer um no poder, devemos orar por toda a autoridade constituída, mas não adorar esse governante. Como diria os antigos, devemos ter um olho na missa e um olho no padre, não deixar que nenhum governo, seja maior que nosso Senhor e Rei, Jesus.

--

--

Thiago Holanda Dantas
vanitas

Teólogo, professor, licenciatura em filosofia, missionário e escritor de blog. instagram.com/vanitasblog . Segundo colocado da 3ª Chamada Ensaios do Radar abc2