Eita, voltei!

Thiago Loreto
3 min readJan 15, 2020

--

Quem me viu, quem me lê.

É… quase 1 ano e meio depois, cá estou eu. Com um novo corte de cabelo. Com novas perdas. Com novos planos de dominação do mundo. Novos hábitos. E outros antigos jogados fora. Deixei de seguir todo mundo no Instagram. Tive novas questões discutidas na terapia. Outras ainda sendo ruminadas aqui. Me sabotei horrores. Viajei pra Europa pela primeira vez. Assisti shows incríveis demais pra ser verdade. Embarquei em um novo relacionamento. Comigo e com outra pessoa, que, por ventura, também se chama Tiago, que coisa, não? E meus irmãos, então, estão enormes!

A real é que tava com saudade de ser lido. Nesse tempo o Medium em Português se transformou por completo e nem adianta pedir por mais histórias e menos stories sem depositar $5 depois de alguns textos lidos. Tudo bem, as redes mudam, os comportamentos mudam. Migrei minhas ideias pro Instagram, que, convenhamos, é bem limitado no sentido textual. Por que não tem link clicável na legenda em pleno 2020, sabe? Ao mesmo tempo, é a rede que mais cresce, com funcionalidades que moldam nosso estilo de criar e consumir conteúdo. É meio surreal pensar que Instagram fechou 2019 com 1 bilhão de usuários ativos mensais, com 500mi diariamente conectados.

ilustração: Vencys Lao

Eu acho uma delícia poder fazer umas colagens bestas e usar uns filtros legais nos Stories, criar minhas próprias narrativas lá e no feed, contar uns dilemas da vida adulta, acompanhar outros mais. Mas eu sei que o prazo de validade é muito curto. Os Stories duram 24h e se forem robustos o suficiente, valem o highlight. Já o conteúdo no feed dura aproximadamente 21h. O que o algoritmo fez com a gente? O quanto a gente precisa produzir produzir produzir pra sermos considerados minimamente relevantes?

Por um tempo, eu entrei num vortex de acreditar que conteúdo bom é só aquele que demora pra ser criado, revisado, reeditado. Que a gente precisa ter responsabilidade criativa e que a internet não precisava de mais lixo digital de curto prazo de validade. É assim, mas não é bem assim. Só sei que tudo começou com o fim do meu projeto de 1 texto por dia durante 1 ano e, junto a um ritmo bem maluco de trabalho, foi morando no meu inconsciente. Até trazer à tona que eu fazia esse mesmo trabalho pra outras marcas e funcionava. Era relevante, interessante, criava diálogo, não era invasivo e desafiava os algoritmos, com o impulso daquela verba esperta de mídia. "Fazia" no passado mesmo, do verbo não estou fazendo no momento. No final de novembro, antes da minha 30ª volta ao sol, tomei minha última decisão muito adulta aos 29 e pedi demissão.

Ah é, tem essa questão também que não contei. Quase 1 ano e meio depois eu me via imerso em exaustão, autoboicote, ansiedade. Síndrome de burnout mesmo. Uma dificuldade enorme em entender o meu valor, me entender no meio do processo de escrever, planejar, criar e absorver bastante informação todo dia. Trabalhar com comunicação tem dessas e por mais que eu criasse rituais de meditação, práticas de mindfulness, infusões matinais, era um Band-aid tentando estancar uma hemorragia.

ilustração: Vencys Lao

Não tinha muito jeito, precisava de um reset, ser mais dono da minha rotina, passar mais um tempo comigo e mergulhar nesse universo que mora dentro de mim. É um baita de um privilégio poder tirar esses meses. Por mais breve que sejam, sinto a responsabilidade de planejar e fazer o melhor uso do meu tempo por mim.

Uma das coisas que eu venho concluindo nesse processo é o quanto eu quero fazer coisas. Voltar a ser curioso com os jeitos diferentes de se produzir conteúdo. Viver mais leve. Botar mais de mim no mundo. Reconstruir minha realidade. Esse foi um só primeiro passo nessa avalanche de descobertas, um vomitaço de informações pra te atualizar quanta coisa aconteceu nesses últimos tempos. Vou continuar redescobrindo minha estética no Instagram (me segue por lá!), escrevendo novas coisas por aqui e em outros lugares, em outros formatos. Vai ser legal.

Aguardem, bonitas.

--

--

Thiago Loreto

verbalizador do universo de dentro, criador de conteúdo e de humor muito peculiar, você não entenderia | thi.loreto@gmail.com