Mais histórias e menos stories no Medium Brasil #135

Thiago Loreto
2 min readJul 20, 2016
Foto: Fernanda Tiné

Eu não sei se é uma questão de algoritmos, de um escritório físico no país ou se é falta de noção da minha parte. Seja no aplicativo ou na versão web, a primeira coisa que me salta aos olhos é a quantidade massiva de textos em inglês nas recomendações For You. E acredite, não é pelas tags de interesse!

Muitos deles são incrivelmente interessantes, como o primeiro que me aparece, When You Want To Call In Black, Try This, por exemplo. Poxa vida, brasileiro é um povo diverso, com mente criativa, inquieta e incessante demais pra expor ideias e não serem devidamente expostas.

Confesso não saber quais os requisitos de disposição das histórias no For You. Mas acredito que aproveitaria mais a plataforma se visse mais histórias como Qual o problema da gente com artista bem sucedido (especialmente se for mulher)?, que tem uma linha de raciocínio brasileira, mesmo que para situações gringas, tem algo que me causa identificação, algo que é mais acessível e tangível à minha realidade. Ao passo que eu seria mais feliz também se visse menos histórias como The Infertility Road Map: An Essay, que não me causa muita coisa, pelo simples fato de eu não ser público desse texto, logo, ele não conversa comigo e não me causa muita coisa. E adivinha qual aparece primeiro pra mim?

Pra evitar a conclusão extremista de o Medium não deve, terminantemente, parar de mostrar textos em inglês, vou ressaltar que já fui impactado por muitos textos incríveis. Eles são sim muito importantes pra praticar o inglês, pra absorver pontos de vista e realidades completamente diferentes, pra observar tons e maneiras distintas de se expressas, e também, pra servirem de referência de leitura, estética, de linha de raciocínio. Eu me sentiria com o coraçãozinho mais aquecido ao ser mais impacto por outras cabeças pensantes escrevendo de preciosidades a abobrinhas, causando *quase que* as mesmas reações dos textos gringos, mas com o ponto extra de ser uma ideia compartilhada mais acessível. Uma sinapse do mesmo país que o meu.

Inclusive, se vocês conhecerem perfis que compartilham conteúdos interessantíssimos, com linhas de raciocínio mais lindas que as praias do Nordeste, me mandem aqui embaixo por favor!

--

--

Thiago Loreto

verbalizador do universo de dentro, criador de conteúdo e de humor muito peculiar, você não entenderia | thi.loreto@gmail.com