O Melhor é inimigo do Bom ?

Thiago Loureiro
4 min readJan 10, 2019

--

Quantas vezes nos deparamos em situações no nosso dia a dia naquelas reuniões intermináveis com um lado defendendo o bom e o outro o ótimo, principalmente em cenários onde temos um produto sendo desenvolvido, onde envolve capricho, ego e perfeccionismo.

“Melhor é o inimigo do bom” é uma frase frequentemente citada como a razão para não fazer mudanças em um time ou produto. Se tudo parece “bom o suficiente”, o esforço para fazer algo melhor é considerado um desperdício. Muitas vezes, “bom o suficiente” é desafiado em termos de “fornecer valor ao cliente”, muitas vezes expresso como a métrica “envio de software de trabalho”. Então, se você está enviando software de trabalho e recebendo feedback positivo de seus clientes, o que você está fazendo é bom o suficiente e não há necessidade de fazer as coisas de maneira diferente.

Mas se o suficiente é realmente tudo o que você precisa, por que é tão insatisfatório?

Uma boa ideia é ter um limite de sucesso para o projeto, ou seja, um conjunto de metas mínimas que devem ser concluídas para que um projeto seja considerado bem-sucedido. O não cumprimento de todas as metas do sucesso significa que você falhou no projeto. Então, enquanto você for bem-sucedido se atingir suas metas de limite, somente atingir as metas significa que você fez a quantidade mínima de trabalho necessária para ter sucesso. Satisfazer o limiar do sucesso de um projeto é como obter um C na escola. Certamente é bom o suficiente, mas não é exatamente incrível.

Enquanto “bom o suficiente” é perfeitamente aceitável (você não falhou!), É sempre bom conseguir mais. Sinto-me bem quando sou capaz de ultrapassar as expectativas do meu cliente. Também é bom fazer as coisas direito e não apenas fazer as coisas. É por isso que apenas o envio de software, o requisito mínimo para ter sucesso em um projeto, não é suficiente para mim.

Igualmente importante para mim é como o trabalho é feito, não apenas que o trabalho é feito. As horas extras ou esforço heróico são necessários? Estamos refletindo sobre o nosso trabalho e tentando melhorar? Minha equipe trabalha bem, assume riscos e inova em diversas áreas do projeto? Nós tentamos usar dados para entender o que está acontecendo no projeto? Os colegas de equipe recebem o apoio de que precisam para crescer como profissionais? Estou me divertindo, ansioso para trabalhar todos os dias e feliz com minhas contribuições para a equipe? O software é algo de que me orgulho e realmente útil para as pessoas? O produto é bem suportado pela documentação? Meu código é bonito e sustentável? E o mais importante, aprendi algo novo ou consegui algo grandioso enquanto trabalhei neste projeto?

Esta é realmente uma lição de entender o que “bom o suficiente” realmente significa e por que ferramentas como o Threshold of Success são tão importantes. Somente quando todos concordam em um nível conceitual que o que a equipe está fazendo é “bom o suficiente”, todos na equipe podem avançar e ser felizes. Às vezes isso vai significar colocar o software em funcionamento, não importando o custo. Para a maioria das equipes, “bom o suficiente” será uma mistura entre um produto de software em funcionamento, uma equipe feliz e saudável, e estabelecerá bases para trabalhos futuros.

Fazer melhorias no funcionamento da minha equipe ou no próprio software é bom. É divertido. Então, enquanto “melhor é o inimigo do bom o suficiente”, evitar a mudança é fundamental para evitar as coisas que me fazem feliz. O truque é ter certeza de que não estou fazendo mudanças apenas por uma questão de mudança. Depois de atingir seu limite, obtenha um crédito extra melhorando sua base de código ou aprimorando o processo. Ou, melhor ainda, escolha um limite de sucesso que exige que você faça apenas um pouco mais do que o mínimo. Porque ninguém deve se contentar com o suficiente quando o incrível está ao alcance.

--

--