Carta aberta ao meu pai
Papai,
Hoje, sou eu quem te escreve uma carta. Me lembro de algumas que me entregou ao longo da vida. Duas delas foram muito marcantes: uma que me endereçou ainda na adolescência, quando eu estava dando ainda mais trabalho; a outra que me presenteou na véspera do meu casamento.

Ambas me fizeram chorar, é verdade. A primeira, porque me senti com o coração apertado diante do amor que me oferecia e que eu, então, retribuía com a impáfia da juventude. A segunda, porque eu sabia que estávamos encerrando um ciclo. Eu era finalmente adulto. No texto, um pai ensinava um filho a fazer o laço de sua própria gravata. É seu último ensinamento antes do filho deixar o ninho. Eu aprendi.
Te escrevo, pai, para dizer que hoje eu sei como você se sente. Depois de tudo que eu vivi com os meus filhos, depois de tudo que eu sei que você já sentiu, eu quero dizer que você é um pai maravilhoso. Tem muita coisa que você sabe mais e melhor do que eu. Como é, por exemplo, passar pela angústia de deixar seu filho sair sozinho na rua, a adolescência e o início da vida adulta...

Aposto que tem muitos sentimentos loucos nessa longa estrada que você já trilhou comigo e com o Felipe. Sentimentos que talvez você nunca possa me explicar, mas que eu certamente sentirei. Existe um lindo curta-metragem de animação intitulado The Lighthouse, ou seja, O Farol. Coloco o vídeo ao final desse texto para que você o assista e entenda o seguinte: não importa para onde eu vá, quão grande seja o barco no qual eu parta, a luz do seu farol sempre me trará de volta para quem eu sou. Para minha essência. Para os pedaços seus que você deixou em mim.

E é por isso mesmo, que eu quero te dizer, pai, que você me trouxe em segurança até aqui. Você é um grande homem. Um ser humano sensível e lindo, cheio de defeitos que eu mesmo tenho e que não diminuem em nada o amor que sinto por você. Eu disse aos meus filhos, seus netos, que ser pai é sentir tudo ao mesmo tempo. Bobagem. Ser filho é assim também. Isso é ser gente. E que bom que eu fui ser gente no seu colo.

Amo você.
Feliz Dia dos Pais.
Assista ao curta-metragem animado The Lighthouse: https://www.youtube.com/watch?v=MQzldrC870s