Quem é Robert Johnson?

Eu me lembro como se fosse ontem, tive minha primeira aula de dança no estilo Blues, todos os estilos de conexões, os passos livres, o groove e o sentimento envolvido. Devo confessar que por muitas vezes fiquei tenso, com os ombros bem carregados, com o pescoço estalando e não sabendo onde colocar minhas mãos quando os professores estavam explicando algo… mas por Deus, como ouvir e dançar Blues é libertador.

Assim que cheguei em casa pesquisei as músicas mais famosas de Blues e fui logo para o primeiro da lista, um tal de Robert Johnson com a música Hellhound On My Trail.

Engraçado é que eu e talvez você, já tenha ouvido algo sobre ele no episódio de Supernatural chamado Crossroad Blues, onde um homem chamado “Robert Johnson” vai até uma encruzilhada e faz um acordo com o diabo, para tornar-se um grande músico, mas que isso duraria apenas 10 anos e depois, o coisa ruim voltaria para pegar a alma dele.

Misturando ficção com realidade, algumas músicas dele fazem referências diretas ao encontro, como em “Crossroad Blues” que fala diretamente sobre a ida dele até a encruzilhada.

Went to the crossroad, fell down on my knees
I went to the crossroad, fell down on my knees
Asked the Lord above “Have mercy, now save poor Bob, if you please

E a canção sobre o próprio encontro final em “Me and the devil blues”

Early this morning
When you knocked upon my door
Early this morning, ooh
When you knocked upon my door
And I said “hello Satan
I believe it’s time to go”

Outra história bastante divulgada é que o dono do bar em que ele tocava ficou com ciúmes dele ter fretado com sua mulher e por isso envenenou o whisky, mesmo assim, em sua certidão de óbito não existe o motivo, apenas uma informação de “No doctor”.

O que podemos fazer é ouvir suas músicas, suas mensagens, senti o Blues e fazermos uma história diferente de nossas vidas … ou não. :)