
Briefing completo com fritas, por favor!
Antes de fazer um belo projeto, nada melhor que um bom briefing bem passado com seus acompanhamentos.
Sempre digo, que na minha visão, antes de começar qualquer trabalho a gente sempre precisa entender o consumidor. Mas não adianta eu ficar falando e falando até ficar repetitivo e não dar nenhum norte quanto a isso não é?rs Para que a gente tenha esse entendimento, a melhor maneira é através de um belo briefing completo e bem passado no caso.
Pra quem caiu de paraquedas aqui, entende-se por briefing, resumidamente:
Briefing: ato de dar informações e instruções concisas e objetivas sobre missão ou tarefa a ser executada.
Pra quem já conhece, sabe que de verdade, é uma parte digamos “pouco usada e praticada” em agências e estúdios por ai. Mas aí essa questão, quem sabe, pode ser levantada por outros amigos aqui do DV em sua colunas pra gente ter maior entendimento.
Fato é, que este instrumento é essencial para se ter um norte sobre por onde começar e como começar. E a gente vê isso em algumas agencias acontecerem para trabalhos de campanhas de comunicação, e em embalagem não é diferente. No caso da criação de embalagens, há sim um briefing específico que nos ajuda a entender melhor o que o cliente quer passar e também até onde podemos ir.
Resumidamente, no caso das embalagens, passamos por vários aspectos do briefing como tipo de acondicionamento da embalagem, tipo de trasporte, material, aplicação no PDV e questões psicológicas e sociológicas também sobre comportamento dos clientes.
No caso abaixo, podemos ver como a agencia FlyJabuti, com seu estudo e informações mais precisas sobre mercado e comportamento do consumidor, conseguiu lançar um produto novo nesta categoria tão disputada e ao mesmo tempo deixar a marca e embalagem mais moderna e perto do seu público alvo. Além disso é claro, gerar mais vendas e faturamento dentro desta nova categoria.

Isso só é possível, quando você tem uma equipe integrada e que trabalha junto, além claro, do trabalho de reunir as informações corretas e definir um bom briefing completo, que dê a oportunidade dos profissionais envolvidos trabalharem da melhor maneira possível, com resultado esperado e poupando tempo com retrabalhos e nossos achismos de cada dia.
Como meu intuito é ajudar você a entender o processo de criação de embalagens na prática, este é o primeiro passo pra isso. Não se esqueça, quanto mais informações e material você tiver para executar um trabalho, melhor vai ser o seu aproveitamento e desempenho, a não ser que você seja um vagabundo preguiçoso..rsrs
Abaixo, vou deixar um link com algumas dicas, para que caso você vá desenvolver um projeto de embalagem, tenha alguns pontos chaves no seu briefing quando for passar para cliente responder. Lembrando que isso não é uma regra, apenas algumas coisas que costumo usar nos meus projetos e que pode servir de inspiração pra você.
https://docs.google.com/document/d/10XJuH7IB-bMCKGg6ZfwyiAUxbf8q8BYHfLUroc7DZzc/edit?usp=sharing
Vou ainda deixar para vocês se divertirem lendo um Tumblr bem bacana com histórias de briefings divertidas #sqn
