Embalando
bem embalado
Assim como o craque Bebeto, a maneira de se embalar faz toda a diferença

Se você chegou até aqui, ou é porque se interessa pelo tema em si, ou é um entusiasta e apreciador de belas embalagens e quer saber como funciona o processo de estudo e concepção de uma, ou ainda melhor, a divulgação deste portal e do DV ta muito foda!rs
Você pode ter chegado também de paraquedas, sem saber nada do assunto e sem rumo. Esta coluna foi feita pra todo e qualquer tipo de pessoa que se interesse pelo assunto. Minha proposta aqui, mais do que passar o que se deve ou não fazer ( alias, não farei isso porque é chato pra c@$#&!) , aqui será um ambiente onde eu tentarei passar um pouco dos meus conhecimentos (sim, eu tenho!) e claro, aprender muito com quem está disposto a debater ideais e compartilhar conhecimento. Neste post e nos próximos nos vamos começar essa jornada junto de descobrimentos sobre o tema. Então vamos embarcar e bora lá!
Embalagem é tudo isso mesmo?
Ouvimos sempre falar que a embalagem de um determinado produto é o fator determinante para a decisão de compra final. E esse pensamento não esta errado( pelo menos não em partes). Pra você ter uma ideia, só em 2014 esta indústria faturou cerca de 55,1 bilhões de reais. Da pra fazer uma boa Copa do Mundo com isso aí.
Mas como a gente não está aqui pra falar de números e sim do que é feita uma embalagem e seu propósito, vamos deixar isso um pouco de lado.
O Design de Embalagem realmente tem um papel fundamental. Uma embalagem é muito mais que apenas um design e um conceito bonito pra vender produto,(embora muitos achem isso de verdade!). Muito mais que apenas usar imagens do “shutters” da vida e fonts prontas. Muito mais profundo que isso. Envolve além do que a gente já sabe como: estudo, planejamento, números e tabelas. O principal na minha visão, é o que ela carrega por trás, um sentimento, um elo emocional com o público onde ele se sinta identificado e claro, uma maneira de se diferenciar no mercado, inovar e colaborar para a empresa atingir nível de reconhecimento maior da marca e seu produto agregado ou simplesmente ficar conhecido. Além disso, a gente pode dizer que até um pouco de entendimento sobre “Storytelling” faz diferença nessa hora.

Em um mundo cercado de embalagens diferentes por toda a parte e com todas as cores, formas,estilos e tamanhos possíveis, somente as que carregam um grande valor agregado sobrevivem neste meio e não passam desapercebidas.
Eu digo sempre que quanto maior o elo que você criar com o seu consumidor, maior será a sua percepção que ele terá para com a marca, e assim, irá adotar este discurso e a fazer parte da sua rotina e da sua vida no dia a dia.
Agora vem a cagação de regra número 2: Portanto, pare de querer criar só por estética, mesmo que não seja um projeto de embalagem. Tente sempre pesquisar mais afundo, conhecer seu consumidor, ir a locais onde você perceba que há essa interação. Abandone um pouco o google e seu facebook. ( Estas e mais dicas e tapas na sua cara você vai poder ver na coluna do Matheus Moura..#propagandaprosamigo).
Sempre pense no consumidor
Podemos dizer que não se trata apenas de desenvolver algo e depois mostrar a ele isso, mas sim entendê-lo, ver como usa os produtos, como interage com esses itens, e aí nós podemos tomar decisões melhores em projetos mais criativos e inovadores. Entendimento do consumidor é fundamental.
Voltando ao tema, só pra você ter uma noção de como embalagem é importante em si, hoje quase 90% das marcas se apoiam unicamente na embalagem como forma de divulgação e conhecimento do seu produto. Ou você acha que a maior parte de clientes como ChuléCola e Zé Manoel Beer, tem investimento direcionado especificamente para isso? A realidade é quase sempre outra na maioria dos mercados e lojas que vemos por aí. Por isso criatividade e inovação são fatores essenciais para o profissional que quer trabalhar nesta área.
Agora que você já se interou um pouco sobre o assunto, vai saber entender que o Designer de Embalagens nada mais é que uma das peças fundamentais para reunir todo este conhecimento, estudo, e usar a sua experiência e seu repertório para criar projetos e trabalhos que antes de mais nada, ajudem a marca a se consolidar ou se inserir no mercado. Além disso, ele também é responsável por manter o conceito destes projetos atrelados com a voz da marca e seu posicionamento de comunicação.
Para encerrar, vou deixar alguns links interessantes onde vocês podem conhecer mais sobre mercado de embalagem e afins.
ABRE — ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMBALAGENS
REVISTA EMBALAGEM E MARCA
GUIA DA EMBALAGEM