DataUSA é uma maneira de estourar a bolha ?
O grande desafio do movimento de dados abertos é incluir novos perfis de pessoas no debate sobre quem realmente é impactado por estas informações disponíveis, além de buscar de quem realmente esta mudando de vida por conta destes dados abertos.
Em um momento em que discutimos questões de como as personagens podem ser manipuladas em eleições através de meios digitais e o vazamento de informações do Pananá Papers, me parece interessante incluir novos personagens nestas discussões.
O DataUSA é um projeto construído no M.I.T Media Lab que está com objetivo de criar uma interface para buscar, visualizar e compartilhar informações governamentais para melhorar a experiência de uso, segundo eles próprios são “a visualização mais detalhada dos dados públicos dos EUA”. Também participou desta construção a consultoria e auditoria Deloitte, que forneceu investimento e conhecimento de como estes dados são importantes para os negócios e a investigação.
A melhor maneira de visualizar este sistema funcionando é utilizando ele, sua interface realmente preocupa-se em trazer uma linguagem simples, que valoriza a maneira como deve ser utilizada, permitindo incluir novas pessoas nesta investigação ou até mesmo fazer empresas em geral usufruir destas informações.
É importante dizer que seu código é livre, e qualquer um pode customizar ou criar novas ferramentas.
No mundo pequeno dos dados abertos governamentais, atualmente o conjunto de dados que é disponibilizado é para um grupo muito pequeno de pessoas, que chamo de bolha e que em muitos casos são os que não entendem o contexto dos dados ou informações que são disponibilizados, e talvez por isto que de maneira geral as implementações em cima de dados abertos são apenas provas de conceito ou muito experimental. Toda iniciativa que inclui novos personagens nas discussões locais é positiva para o movimento de dados aberto para tentar estourar essa bolha.