Nitidamente, o estilo de vida das pessoas em todas as cidades no mundo colabora diretamente em um dos maiores problemas existentes e que, aparentemente, está distante de uma solução eficiente: o desperdício de alimentos. Segundo estimativas da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) o mundo perde e desperdiça mil e trezentos milhões de toneladas de alimentos por ano. Isto é: 1/3 de todo alimento produzido no mundo é desperdiçado. Neste meio, há as perdas que não são intencionais, justamente as que ocorrem em decorrência de infraestrutura e transporte do alimento até o consumidor final. E há aquelas…


Estamos bem acostumados a desenvolver trabalhos focados em avaliação de marcas e campanhas no monitoramento das redes sociais, mas entendemos que outras competências dentro do marketing das empresas ainda não creditam a devida importância na entrega destes dados quando pensamos em desenvolver produtos ou pensar em ativações que consigam ajudar nos objetivos de negócio do cliente. Isto é: gerar receita ou reduzir custos.

Sabemos que não é tão fácil transmitir essa confiança ao mercado e clientes. Por isso, sempre fazemos o exercício de pensar como um cliente para fazer como que este pensamento seja desconstruído ao ponto que exista satisfação…


Muitos dados, grandes profissionais e um pouco do #SAS2015

No último fim de semana nós participamos do Social Analytics Summit, o maior evento brasileiro de métricas, monitoramento e mensuração de resultados. O estudo de mobilidade urbana Pedalando na Cidade foi um dos projetos debatidos no painel “Insights para Transformar a Cidade”, e você pode ver a apresentação clicando aqui.

O painel foi guiado por Maíra Berutti (MC15), consultora de pesquisa em redes sociais, que soube conduzir a discussão tanto para um lado mais focado em metodologias quanto para explorar iniciativas públicas e privadas que buscam trazer soluções sociais. …


Cidades, bicicleta e inovações que facilitam a vida.

Diferente de muitos países ao redor do mundo, no Brasil a bicicleta não é, ou pelo menos não era, vista como meio de transporte, apesar de muitas pessoas já utilizarem para isso. Há poucos anos o Brasil tinha menos de mil quilômetros de ciclovia contra mais de 20 mil quilômetros na Holanda, por exemplo.

Tentando acompanhar um movimento mundial que incentiva cada vez mais o uso do transporte alternativo, que melhora a qualidade de vida das pessoas, ajuda o meio ambiente e diminui congestionamentos na cidade, a prefeitura de São Paulo, por…


Cidades, transporte público e iniciativas para facilitar a vida

A maior parte da população costuma fazer o uso do transporte público como principal alternativa para se locomover. Também é do nosso conhecimento que ter carro no Brasil não é nada barato hoje em dia.

Somando isto a recordes de congestionamentos, fica cada vez mais evidente no Brasil, e em muitos outros países, a criação de políticas públicas voltadas a mobilidade urbana que, de modo direto ou indireto, estimula pessoas a perderem o interesse por carros — modificação comportamental sentida principalmente no público jovem.

Para se ter uma noção desta mudança…


Cidade, carros e iniciativas para facilitar a vida

Quando se trata de desenvolvimento e modificação do espaço urbano, é natural que as ciclovias ganhem destaque hoje em dia. Ainda mais em grandes cidades como São Paulo, cuja prefeitura prioriza a mobilidade urbana, investindo em faixas exclusivas para ônibus e ciclovias, por exemplo. Entretanto, não são todas as pessoas que possuem fácil acesso a essas opções de transporte ou que gostariam de usufruí-las. Longa distância entre residência e trabalho e necessidade de realizar diversas tarefas em um pequeno período, como levar filhos ao colégio, fazer compras da semana etc. …


Se você pudesse mudar algo na sua cidade, o que seria? Entre tantos problemas e obstáculos que enfrentamos todos os dias, fica difícil escolher uma coisa só. Ainda mais que mudar exige sair de uma zona de conforto. Por que vai mexer no que está quieto? Simples, somos inquietos.

É com a necessidade de evoluir, e atender as demandas das novas gerações, que ideias de transformação surgem a cada segundo. Mas não há mágica, muito menos tiro no escuro. É preciso estudar e planejar muito bem, para não mudar para a pior.

São com as pesquisas nas mãos e muitas…

Thinking Insight

Análise de dados e produção de conteúdo relevante para gerar resultados de negócio.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store