Começou a corrida eleitoral 2018.

Thomaz Nogueira
Aug 28, 2017 · 1 min read

É uma consequência natural do resultado das urnas de ontem (27/08). Para além das análises mais superficiais alguns perceberam um significado mais amplo nos resultados: Apesar da diferença confortável de votos para o adversário, o eleito Amazonino Mendes teve o menor percentual de votos entre os votantes e do total do eleitorado, dentre as eleições para o Governo do Amazonas neste século.

Independente da torcida de cada um, fica claro a insatisfação do eleitorado. De cada 10 eleitores apenas 03 escolheram Amazonino como Governador. Na verdade apenas Omar Aziz teve a maioria de votos comparado com o total de eleitores (inclusive os que não foram votar). E apenas Omar Aziz e José Melo tiveram mais da metade do total dos votantes. Mas ainda assim, os números de Amazonino geram alguns pontos de reflexão.

Neste século, nunca um candidato eleito teve tão poucos votos em relação ao total do eleitorado.

Para o Governante está posta a responsabilidade de Convalidar (palavra na moda) a eleição, ampliando o suporte a sua gestão.

Para os políticos. Fica claro que existe um espaço a ser ocupado. Praticamente 67% do eleitorado se recusou a escolher um dos candidatos.

)
Thomaz Nogueira

Written by

Especialista em direito tributário, já foi Secretário Executivo da Receita na SEFAZ-AM, Superintendente da Suframa e Secretário de Planejamento do AM.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade