Por que é necessário fazer um recrutamento para pessoas negras?

O Recrutamento Expresso Enegrecer é uma iniciativa da ThoughtWorks, construída por pessoas negras da empresa, como resposta ao seu cotidiano impactado pelo racismo ainda presente no mercado de Tecnologia. Queremos saber onde está o povo preto que representa 54% da população brasileira* , mas que não está representado com justiça na área da Tecnologia.

Na ThoughtWorks Brasil, desenvolvemos com excelência soluções tecnológicas para pessoas e, definitivamente, queremos atender a todas elas para transformar essa realidade.

O Enegrecer Recrutamento Expresso, que busca a contratação de pessoas desenvolvedoras de software negras, é uma ferramenta para combater o abismo racial, aumentando a representatividade negra no ambiente de trabalho, tornando-as protagonistas e escalando as suas pautas na construção de novas tecnologias.

Sabemos que mudar essa realidade não é algo imediato, mas acreditamos no poder das microrrevoluções e na união de forças nessa caminhada. E é por isso que a ThoughtWorks Brasil e o Olabi, por meio da sua iniciativa Pretalab, se juntam nessa ação em prol de uma tecnologia mais negra, mais justa e genuinamente inclusiva.

O Recrutamento Expresso Enegrecer é primeira ação em um ano em que Justiça Racial será um dos focos da ThoughtWorks Brasil. Por meio dela, em abril de 2018, chegamos a Salvador/BA — a cidade mais negra do Brasil* — tendo como objetivos enegrecer, mudar nossa realidade e, acima de tudo, construir caminhos para a diversidade racial na tecnologia.

Juliana Oliveira , recrutadora na ThoughtWorks

Desiree Santos, desenvolvedora na ThoughtWorks

Roselma Mendes, desenvolvedora na ThoughtWorks


* o movimento negro considera como população afrodescendente as pessoas que se denominam Pretas e Pardas.

**IBGE/2011 — Mapa da População Preta e Parda no Brasil.


Quer construir a diversidade racial da ThoughtWorks com a gente? Saiba mais do Enegrecer a Tecnologia e inscreva-se no nosso Recrutamento Expresso: https://www.thoughtworks.com/enegrecer