Tema Livre: Naves 2.0
Sendo um jogo de uma página, algumas coisas não tiveram o refinamento adequado, uma dessas coisas são as regras para as Naves, agora exploradas aqui.
Sua nave é sua casa…
Em Lumina você joga com um Rebelde. Alguém que não concorda com o status quo repressivo do momento e que quer usar sua vontade para mudar tudo isso, trazer mais liberdade ao povo e derrubar aqueles que oprimem. Mas essa rebeldia tem um preço.
Os Rebeldes estão sempre em movimento, fazendo missões por toda Constelação, as vezes até trabalhando como mercenários para angariar créditos suficientes para comer e se paramentar. E além disso, devem sempre fugir dos olhos do Império. Para no fim, morarem num local oculto e solitário, longe dos radares e sem comunicação… Ou então, em sua própria nave.
Toda nave possui um toque especial do dono. Um cômodo especial, uma decoração temática, um nome, uma coloração, toda nave rebelde é única e especial. Mas ela não foge dos padrões tecnológicos de toda nave.
Em jogo, o grupo deve definir quem é o dono principal da nave, aquele que conhecerá todos os programas e peças instaladas, conhecerá cada defeito e gambiarra e contará todas as histórias que ela já viveu, aumentando o dado de Teste em um nível quando faz algo relacionado a isso.
Nome e Tipo
O dono da nave precisa escolher seu Nome e seu Tipo. Enquanto o nome fica a critério do dono, os Tipos são divididos em 3, ligados aos Atributos do jogo. São eles:
- POTÊNCIA. É uma nave robusta, de fuselagem densa, com vários e grandes compartimentos, preparada para carregar grande quantidade de peso ou várias armas. Sua especialidade é carga e combate.
- RAPIDEZ. Com aspecto delgado, design delicado e simplista, essa nave economiza em aparência, para gastar tudo em rodopios e reversões de dança aérea. Sua especialidade é velocidade e manobras.
- ESPERTEZA. Geralmente carregada de janelas e antenas, por dentro possui diversos painéis e dispositivos dedicados, embora lenta ou pouco resistente, é imprescindível. Sua especialidade é radares e localizadores.
O Tipo da nave garante Vantagem em Testes relacionados à tarefas de suas especialidades. Ou seja, durante uma perseguição de naves, um Tipo Potência receberá Vantagem para aguentar disparos ou disparar contra seu perseguidor ou perseguido, enquanto um Tipo Rapidez receberia Vantagem para desviar dos ataques ou despistar seu inimigo, por fim um Tipo Esperteza receberia Vantagem para não perder seu inimigo de vista ou analisar o ambiente em busca de alguma oportunidade.
Corridas e Setores
É possível pilotar uma nave sozinho, levá-la de um lado a outro não é uma tarefa tão difícil, por isso, é entendido que qualquer indivíduo do Tridente, com o mínimo de entendimento de tecnologia, sabe pilotar uma nave. Desse modo, copilotos ou auxiliares são dispensáveis, exceto quando há uma corrida a ser feita.
Durante uma corrida, ou uma perseguição, além do piloto, são necessárias outras pessoas para lidar com os outros equipamentos da nave. Existem naves mais avançadas com todas as funções ao alcance da mão, mas sua eficácia nunca é igual a de uma nave com uma tripulação agindo em sintonia.
Os setores são:
- PILOTAGEM. Responsável por locomover a nave e realizar manobras, seja por uma pista à sua frente ou pela dobra espacial.
- LOCALIZAÇÃO. Utilizando os sensores e radares da nave, este setor analisa o ambiente e as coisas ao redor, buscando informações e opções.
- ARMAS. É o combate direto, com seus canhões, metralhadoras, disparadores e toda sorte de armas que a nave possuir; também escudos.
- MANUTENÇÃO. Lida diretamente com reparos imediatos, soluções provisórias e consertos da nave, seja dentro ou fora de uma corrida.
- SUPORTE. Todo setor pode ter um suporte, sua função é auxiliar o responsável pelo setor em suas tarefas.
É importante definir qual é a função de cada membro do grupo dentro da nave, para que não haja nenhuma confusão em cenas tensas. Com isso, em cenas de corrida ou perseguição, cada Rebelde pode pensar em ações únicas para que o grupo alcance seu objetivo.
Em regras, você faz Testes de seu Setor sem nenhuma modificação; se fizer um Teste para outro Setor, o faz com Desvantagem; se for Suporte, concede Vantagem ao responsável do Setor e faz seu Teste de Ajuda normalmente.
Dobra e Combustível
Nem toda nave é capaz de cruzar o espaço usando a velocidade da luz, é necessário um motor especial que funciona à base de um combustível especial. Essa tecnologia nasceu em Doxol, e até hoje nenhuma modificação funcionou tão bem quanto a original.
Os insumos principais para criar este combustível é o luminarium fragmentado subatomicamente (tipo especial de cristal encontrado em abundância em Doxol, mas existem veios em todo planeta do Tridente) e a fruta-luz em óleo fermentado (uma espécie de toranja branca e naturalmente brilhante). Em alguns locais da Constelação estes materiais são extremamente raros, como em Rosberi e Talantur, por isso precisam de parceiros comerciais para abastecer seus suprimentos.
Como se fosse uma Façanha, a nave inicia com sua “Dobra Espacial” em D20, seu Teste diz se os cálculos foram feitos e inseridos de forma correta, do contrário isso gera uma travessia turbulenta ou um pouso em um local errado, desconhecido e/ou perigoso. O Setor Pilotagem é responsável por este Teste, mas também pode ser feito pelo Suporte ou pelo dono da nave.
Para recuperar este dado são necessárias ações especiais, envolvendo a negociação e compra de combustível, ou o trabalho dos insumos para a fabricação do mesmo.